7 dicas para usar a panela de pressão sem medo

A panela de pressão é um utensílio que facilita a nossa vida, já que cozinha os alimentos de forma mais rápida. Isso acontece porque, dentro dela, a água atinge temperaturas mais altas do que o normal. Em condições normais, no nível do mar, a água evapora a 100 graus centígrados. Como o calor dentro da …

Como usar panela de pressão

Sem medo de usar a panela de pressão: confira as nossas 7 dicas!

A panela de pressão é um utensílio que facilita a nossa vida, já que cozinha os alimentos de forma mais rápida. Isso acontece porque, dentro dela, a água atinge temperaturas mais altas do que o normal. Em condições normais, no nível do mar, a água evapora a 100 graus centígrados. Como o calor dentro da panela de pressão é maior, o alimento fica pronto mais rápido. Mas muita gente tem medo de usar esse tipo de panela, né? Muitas pessoas têm medo de que ela exploda, causando uma tragédia na cozinha. Mas calma! Se você usar a panela de pressão corretamente, ela não vai oferecer nenhum perigo. Confira 7 dicas para usar a panela de pressão sem medo!

Usar a panela de pressão não precisa ser um problema: confira as nossas dicas para usá-la com segurança!

1) Na hora de comprar a panela, veja se ela tem o selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Esse órgão é responsável por garantir. Se ela tiver, significa que está de acordo com as normas de segurança. Se não tiver, não compre!

2) Atenção à quantidade de água que você coloca na panela. Dentro dela, há uma marca indicando o nível máximo de água que você deve colocar na panela. Se ela não tiver essa marca, só encha 2/3 da panela.

3) Para lavar a panela de pressão, é muito importante retirar a borracha que veda a panela. Ela deve ser muito bem lavada e deve ficar sem nenhum resíduo de alimento.

4) Cuidado com a válvula da panela! Ela não pode, de jeito nenhum, ficar entupida. Se ela estiver obstruída, o vapor não vai sair e a panela pode explodir. Muitas panelas tem válvulas extras que começam a funcionar se a principal estiver entupida. Se a válvula de segurança for acionada, desligue o fogo e espere a panela esfriar antes de abri-la.

5) Quando o alimento estiver pronto, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Não dê choque térmico na panela de pressão: nada de colocá-la embaixo da água fria!

6) Outro ponto importante é a manutenção da panela. A borracha de vedação tem que ser trocada se estiver rachada, desbotando ou soltando com facilidade. Se a válvula de segurança ou válvula principal estiver velha ou ruim, é necessário trocá-la. Mas use peças originais, viu?

7) Se for guardar a sua panela com tampa, retire a borracha de vedação para que ela não fique deformada.

Veja como evitar acidentes com a panela de pressão

Dê atenção à manutenção e limpeza da panela: isso vai evitar acidentes!

Agora que você perdeu o medo de usar a panela de pressão, confira as receitas de feijão perfeito, carne de panela de pressão, macarrão com calabresa na panela de pressão, polenta na panela de pressão, bife na panela de pressão e sardinha na panela de pressão.

 

Recomendadas
Pela Web