5 mitos sobre o preparo do macarrão

Jogar o macarrão na parede? Adicional sal à água? Vem descobrir se esses truques funcionam mesmo!

Existem vários mitos em torno do preparo do macarrão.

Macarrão é uma delícia e todo mundo ama! Cozinhar essa maravilha é bem simples, e sempre tem um truque ou outro para facilitar o processo. Mas será que esses truques funcionam mesmo? Pensando nisso, o TudoGostoso está aqui para desvendar alguns mitos e saber o que é realmente importante para fazer o seu macarrão ficar cada vez mais gostoso!

Jogar o macarrão na parede: se grudar, está no ponto

Fala a verdade: você já tentou jogar um fio de macarrão na parede para ver se ele grudava! Muita gente pensa que essa é a melhor maneira de saber o ponto certo, mas vamos parar com isso?! Isso não quer dizer nada: o macarrão é revestido com uma fina camada que irá fazer com que ele grude na parede, estando totalmente cozido ou não! Para saber se ele está bom, basta provar e você perceberá se ele está al dente!

Colocar sal na água faz com que ele cozinhe mais rápido

Não faz! Essa prática, na verdade, fará o contrário. O sal aumentará o ponto de ebulição, fazendo com que a água demore mais para ferver. O sal só deve ser utilizado para temperar o macarrão mesmo. Não precisa ter pressa!

Adicionar óleo na água evita que o macarrão grude

Por favor, parem de colocar óleo na água do macarrão para que ele não grude! Esse mito é antigo e muita gente ainda acredita nele. O óleo não faz com que o macarrão não grude; ele faz com que o molho não se fixe na massa, e você não quer isso!  A única maneira de fazer com que a massa não grude é mexer durante o cozimento. Portanto, nada de óleo! Para os italianos, isso chega a ser um insulto!

 

Adicionar óleo a água não impede que a massa grude.

Lavar o macarrão com água fria após o cozimento impede que ele fique mole demais

Ao lavar o macarrão com água fria, você estará removendo todo o amido presente nele e isso pode alterar a sua textura. Agora, se você estiver preparando um prato frio, como salada de macarrão, essa prática está liberada!

Quebrar a massa faz com que ela cozinhe mais rápido

Se você é daqueles que parte a massa ao meio para cozinhar, pode ir parando: isso não é necessário! Quebrar a massa não fará com que ela cozinhe mais rápido, apenas fará com que ela caiba melhor na sua panela! Aliás, o que determina o tempo de cozimento é o diâmetro e não o comprimento da massa.

Gostou? Então, que tal aproveitar para dar uma olhada em pratos deliciosos de massas ou até em como preparar uma massa caseira?

Se quiser aprender a fazer um molho de tomate caseiro, o TudoGostoso também te ensina!

Recomendadas
Pela Web