Como cultivar pimenta em casa: 4 dicas

Para você que não dispensa um sabor picante na comida, que tal ter pimentas frescas sempre à mão? Confira as dicas de como cultivar pimenta em casa!

As pimentas são ingredientes indispensáveis na culinária de vários países e não ficam de fora dos pratos típicos brasileiros. E vamos combinar que o povo brasileiro é bastante chegado a uma pimentinha, né? São muitos tipos que usamos, como a malagueta, a dedo-de-moça, a biquinho e a pimenta-de-cheiro. Todas elas podem ser facilmente cultivadas em casa, mas é preciso bastante cuidado com a sua plantação, seja no vaso ou no jardim. Quer plantar suas próprias pimenteiras, mas não sabe por onde começar? Relaxe, que o TudoGostoso tem 4 dicas de como cultivar pimenta em casa. Confira!

como cultivar pimenta

Vaso com pimenteira

4 dicas de como cultivar pimenta em casa

Clima

O clima é muito importante para ter uma planta de qualidade. Isso porque as pimentas precisam de calor e muita luz do sol para germinarem e crescerem. Elas são extremamente sensíveis a baixas temperaturas, à chuva e à geada. Por isso, dê preferência por cultivá-las nos meses mais quentes. Mesmo que elas consigam crescer durante as baixas temperaturas, o seu sabor e aroma dificilmente serão os mesmos, o que afetará o sabor da sua receita.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Plantando

As mudas de pimenta podem ser adquiridas em diversos lugares, como supermercados, feiras e até floriculturas espalhadas pelo país. Assim que você adquirir a sua muda, é preciso replantá-la. Escolha um vaso de no mínimo 30 centímetros de diâmetro. A parte de terra seca ao redor das raízes (torrão de terra) deve ser mantida na hora do replantio. Em seguida, cubra o vaso com mais terra e molhe-a.

Mas você também pode plantar a sua pimenta através das sementes. Encha um vaso de 30 cm com terra vegetal e coloque de 3 a 4 sementes em cada vaso, a aproximadamente 1 cm da superfície. Quando as folhas começarem a nascer, escolha a muda mais viva e remova as outras que não cresceram tanto.

dicas para cultivar pimenta

Recipiente com diversas pimentas-malaguetas

Vasos

Na hora de ter plantas em casa, a escolha do vaso é extremamente importante. E dependendo da cor e do formato, ele ainda contribui para a decoração do ambiente. Mas não adianta escolher apenas um vaso bonito, ele precisa ser adequado para suas pimentas! Por isso, na hora de comprar o vaso, certifique-se de que o escolhido possua furinhos no fundo. Esses furos servem para que a água excessiva não fique acumulada na terra e ela acabe mofando.

Água

A água é a melhor amiga da sua plantinha, mas regar a planta em excesso não vale! O ideal é regar a pimenteira quando a superfície da terra seca. Utilize água o suficiente para começar a gotejar embaixo — lembra dos furinhos no vaso de que falamos ali em cima? Como a pimenta deve ficar no sol, rapidamente essa água evaporará, por isso é necessário uma boa quantidade. Além disso, dê preferência para regá-la pela manhã.

Poda

A última dica de como cultivar pimenta em casa é sobre a poda! Não dá para deixar a poda de lado: ela é necessária para dar força para a sua planta continuar crescendo e frutificando. Se você não aparar a planta depois de cada colheita, a brotação de pimentas será interrompida. Essa poda deve ser feita apenas uma vez ao ano, no final do outono ou no início do inverno.

dicas de como cultivar pimenta

Pimentas

 

Recomendadas
Pela Web