3 maneiras de substituir o sal nas receitas: confira

Dê chance a outros ingredientes: descubra 3 maneiras de substituir o sal nas receitas!

O sal é um ingrediente indispensável na culinária: sem ele, a comida pode ficar insossa. Mas a importância do sal vai além de simplesmente salgar a comida: ele tem a função de abrir o paladar para o restante dos sabores de um prato. No entanto, é normal que muita gente acabe exagerando nesse ingrediente. No Brasil, o consumo diário de sal é muito elevado, o que pode se tornar prejudicial à saúde. Por isso, o TudoGostoso vai te 3 maneiras de substituir o sal nas refeições. Confira abaixo!

3 maneiras de substituir o sal nas refeições

Potinho com sal grosso

3 maneiras de substituir o sal nas refeições

1) Alho e cebola

Parece óbvio, mas o alho e a cebola são ingredientes perfeitos para dar mais sabor aos seus pratos. Praticamente qualquer receita salgada fica melhor com esses dois ingredientes. Você pode acrescentar alho e cebola no arroz, no omelete, na carne moída, no picadinho de frango, no estrogonofe… Enfim, já deu para entender como eles são versáteis, não é mesmo? A melhor parte é que eles ainda trazem benefícios para o organismo! No caso de cebola, ela ajuda a proteger o corpo da ação de alguns fungos e bactérias, enquanto alho ajuda a diminuir a pressão arterial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2) Limão

O limão pode ser um grande aliado no preparo de comidas salgadas. Ele é um excelente tempero e é perfeito para destacar o sabor das receitas. Colocar umas gotas de limão nas carnes vermelhas, no peixe ou no frango dá um sabor novo e totalmente diferente aos pratos. Além disso, ele permite que você tempere as suas refeições com menos sal.

descubra 3 maneiras de substituir o sal nas refeições

Diferentes tipos de ervas frescas

3) Manjericão e orégano

A maioria das ervas, como manjericão e orégano, são perfeitas como temperos. São tantas ervas diferentes que vale a pena experimentar algumas para descobrir qual você prefere: tente usar mais coentro, erva-cidreira, tomilho, alecrim…

Dica bônus:

Você também pode preparar um sal de ervas para substituir o uso do sal de cozinha. Tudo que você precisa é de 1 xícara (chá) de sal grosso e 3 xícaras (chá) da erva de sua preferência. Você também pode misturar as ervas, colocando orégano, alecrim, sálvia e outras. Junte os ingredientes no liquidificador ou processador e bata bem para ficar bem triturado. Depois é só usá-lo para temperar as suas receitas! Essa é uma ótima forma de diminuir o consumo de sódio no dia a dia.

3 maneiras de substituir o sal nas refeições confira

Sal de ervas

Recomendadas
Pela Web