3 formas fáceis e rápidas de descascar ovos cozidos

Retirar a casca acaba destruindo os seus ovos cozidos? Então, venha conferir esses 3 métodos simples que vão permitir que você faça isso em segundos!

Confira 3 métodos simples de descascar os ovos.

Confira 3 métodos simples que vão garantir que você retire a casca sem destruir os ovos!

Assim como o TudoGostoso te contou, os ovos são um dos ingredientes essenciais para se ter na cozinha, capazes de fazer pratos maravilhosos que vão desde o café da manhã ao almoço com receitas práticas e até a hora do lanche.

Com uma variedade de receitas, uma das opções mais saudáveis de consumir os ovos e aproveitar todos os seus benefícios é o clássico ovo cozido e, inclusive, o TudoGostoso te ensinou a fazer um ovo cozido perfeito. Porém, a hora de descascá-los após estarem cozidos pode ser um desafio: como fazer isso sem destruir os ovos? Eis a questão!

Por isso, para garantir pratos lindos e saborosos com ovos cozidos perfeitos, vamos te ensinar a fazer isso sem dificuldades — assim como te ensinamos truques sagazes para separar a clara da gema. Venha conferir!

Copo d’água

Você vai precisar apenas de alguns minutinhos para garantir ovos perfeitos, sem que parte da clara saia junto com a casca. Basta você colocar o ovo e a água para ferver e, assim que atingir a fervura, deixar no fogo por 12 minutos.

Depois desse tempo, com o auxílio de uma colher, retire o ovo e coloque-o dentro de um copo. Agora basta adicionar uma quantidade de água no copo, até que cubra o ovo, tampar o copo com a mão e chacoalhar bem o copo por cerca de 10 segundos.

Você vai ver que mágico! Aí é só retirar a casca, que vai sair perfeitamente. Simples e prático!

Chacoalhar os ovos cozidos em um pote com água pode facilitar na hora de descascar.

Chacoalhar os ovos com um pouco de água pode fazer com que você retire a casca sem dificuldades.

Mexe-mexe

Esse método você pode fazer com mais de um ovo e é bem parecido com o anterior, porém, atente-se para que a gema do seu ovo esteja bem cozida para fazer essa técnica. Após cozinhar, espere os ovos esfriarem e coloque-os em um pote com um pouco de água e tampe bem o pote.

Agora é só você fazer como o método anterior: chacoalhe bem o pote por 10 segundos. Após esse tempo, abra os ovos e, com as mãos, retire facilmente a casca. Maravilhoso, não?

Utilize o método com ovinhos de codorna

Os ovinhos de codorna podem render receitas maravilhosas, mas convenhamos: é uma tristeza ter que retirar a casca, uma por uma, dessas miniaturas de ovos, né? Para agilizar o processo e fazer isso em segundos, não hesite em fazer esse truque do mexe-mexe do pote! “É batata”, como já diria a clássica expressão popular com comida.

Vai uma colherzinha aí?

Cozinhe os ovos até que eles fiquem no ponto que você deseja. Em seguida, retire-o do fogo e coloque-o em um recipiente com água gelada e gelo. Agora, com o auxílio de uma colher de chá, bata levemente a colher sobre a casca da base do ovo, quebrando a “bolsa de ar” que ali se formou.

Com a mão, retire as cascas do lado onde você quebrou até que consiga um espaço para introduzir a colher entre a casca e a clara cozida. Com a colher, mova-a para cima e vá “girando” ao redor da clara até que se solte totalmente da casca. Aí é só retirar a colher e puxar a casca inteira. Prático, não?

Reutilize a água do cozimento

O TudoGostoso te mostrou como é importante reaproveitar a água do cozimento por ser rica em nutrientes. Por isso, não desperdice a água que cozinhou os ovos! Espere esfriar e regue as plantas com ela. Isso porque a água do cozimento do ovo é rica em cálcio, contribuindo para um crescimento pleno e forte das plantinhas!

A colher de chá pode ser uma aliada na hora de retirar a casca.

A colher de chá pode ser uma grande aliada na horam de tirar a casca inteira dos ovos!

 

Recomendadas
Pela Web