3 dicas para não errar na hora de flambar

Você já viu alguém fazendo a frigideira pegar fogo e sempre quis tentar? Veja como é fácil: confira 3 dicas para não errar na hora de flambar!

Se você adora gastronomia e adora se aventurar na cozinha, com certeza você gosta de testar técnicas culinárias, não é mesmo? Hoje o TudoGostoso vai ensinar como aperfeiçoar uma técnica muito utilizada pelos grandes chefs para agregar ainda mais sabor aos pratos: confira a seguir 3 dicas para não errar na hora de flambar!

dicas para nunca mais errar na hora de flambar

Legumes sendo flambados

3 dicas para não errar na hora de flambar

Antes de começar, você sabe o que é flambar? A palavra vem do francês, que significa “passar pela chama”. A técnica foi descoberta através de um descuido de um chef confeiteiro, que se distraiu e viu sua frigideira regada com conhaque pegar fogo. Depois, ao experimentar, ele viu como sabor havia mudado. Acontece que, ao pegar fogo, o álcool do conhaque evaporou, deixando apenas o sabor e o aroma que ajudaram a destacar o sabor do prato.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Destilado

O destilado é a parte mais importante de flambar e você precisa escolhê-lo com bastante cuidado. O sabor da bebida escolhida ficará no seu prato, portanto, procure destilados de boa qualidade.

Os destilados usados para flambar precisam possuir, no mínimo, um teor alcoólico de 40%. O conhaque é o mais usado, mas também pode usar licor, vodca, cachaça e rum. Por exemplo, receitas doces podem fazer uso de kirsch, um destilado feito à base de cerejas, ou grand marnier, um licor de laranja com conhaque.

dicas para flambar

Chef flambando

Panela

Nada de escolher panelas fundas: dê preferência à frigideira. Também é preciso escolher uma frigideira com tampa, para apagar as chamas rapidamente, se for necessário.

Usando a chama do fogão

Muita gente acha mais fácil flambar um prato usando um fósforo ou um isqueiro. Mas se você quer mesmo flambar como um chef, o TudoGostoso dá a dica: tem que fazer na chama do fogão! Comece escolhendo uma receita como crepe suzette ou banana flambada. Na hora de acrescentar o destilado para flambar, coloque a quantidade necessária em um recipiente de vidro. Despeje a bebida no canto da frigideira mais longe de você, para evitar que você se queime. Imediatamente incline a borda da frigideira para a chama tocar o álcool. Assim que pegar fogo, levante a frigideira e mantenha-a distante da chama. O fogo apagará naturalmente.

Viu como não tem mistério? Agora é aproveitar essa nova técnica para impressionar todo mundo!

3 dicas para não errar na hora de flambar

Frigideira pegando fogo

 

Recomendadas
Pela Web