Massa folhada: 3 cuidados que devemos ter com ela

Confira 3 cuidados que se deve ter com a massa folhada para que ela fique deliciosa e crocante sempre.

A massa folhada é muito usada na confeitaria no preparo de diversas receitas como mil folhas, croissant de chocolate, strudel de maçã, pastel de nata e muito mais. É uma massa bem trabalhosa de fazer mas vale a pena, afinal, o resultado é delicioso! Porém é importante ter alguns cuidados com a sua massa para que ela fique perfeita. Por isso, o blog do TudoGostoso dará dicas de ouro: 3 cuidados que você deve ter com a sua massa folhada. Confira!

massa folhada recheada

Massa folhada recheada

3 cuidados para ter com a massa folhada

Impermeabilizar

Um dos problemas das massas que são recheadas ou servem como base para tortas é quando elas ficam encharcadas com o recheio e acabam perdendo sua textura e crocância. Para evitar que isso aconteça, existem duas coisas que podem ser feitas. Assim que a massa folhada estiver pronta e prestes a ser usada (seja para rechear, seja como base de torta), pincele uma camada de mel ou clara crua. Esses dois ingredientes ajudam a impermeabilizar a massa, impedindo que os líquidos do recheio passem para ela e a deixem úmida demais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
camadas da massa folhada

As diversas camadas da massa folhada

Clima ideal

Nem todas as receitas podem ser feitas em qualquer temperatura: não é indicado fazer as massas folhadas quando está muito calor. Isso porque o ideal é que elas não passem dos 14º C, porque a manteiga pode derreter. Quando a manteiga derrete, as diversas camadas da massa não se formam adequadamente e ela fica murcha.

Forno preaquecido

Muita gente reclama que a massa não cresce direito quando está assando. A culpa disso pode estar na temperatura do forno: ele precisa ser preaquecido, para assim que você colocar a massa fria na forno, dar aquele choque térmico que vai deixá-la crocante e cheia de camadas lindas. Além disso, nada de tirá-la do forno quanto já estiver pronta, viu? Deixa-a esfriar dentro do forno desligado semiaberto (pode usar uma colher de pau para isso).

massa folhada

Massa folhada sendo preparada

Recomendadas
Pela Web