10 ingredientes essenciais para ter na cozinha

Confira 10 ingredientes básicos para você ter sempre na cozinha e garantir que as suas receitas sejam um sucesso!

Os ovos são econômicos e versáteis, garantindo pratos deliciosos.

Os ovos, além de baratos, rendem pratos fáceis e deliciosos!

Liberar sua criatividade na cozinha é sempre uma ótima ideia, principalmente quando temos tempo livre para ousar e inovar nos pratos! Mas nessas horas é sempre bom ter ingredientes a mão para te ajudar nessa missão, né?

O TudoGostoso selecionou 10 ingredientes essenciais para você ter sempre aí na sua cozinha, prontinho para serem utilizados! Pega já a sua lista e anota aí para caprichar na próxima ida ao supermercado:

Ovos

Além de ser um ingrediente barato, os ovos são ricos em proteína — uma boa alternativa de proteína para quem não come carnes. Versáteis e gostosos, os ovos podem compor desde receitas práticas para incrementar a hora do almoço até base de massas, por exemplo. Por isso, é sempre bom ter, no mínimo, meia dúzia de ovos ali na geladeira!

Batata

Assim como o ovo, a batata é um ingrediente cheinho de versatilidade! Além da batata ter vários benefícios para a saúde, com ela você pode fazer desde as receitas mais simples, como batata frita, chips de batata, purê de batata e batata palha caseira até as mais diferentes e elaboradas — mas, ainda assim, superfáceis de serem preparadas — como batata hasselback, batata rosti, batata noisettee, batata dominó e batata anna.

Azeite extravirgem

O azeite pode estar incluso desde o momento do preparo até a finalização, dando um sabor incrível aos pratos. Além de o azeite ser bom para a saúde, ele deixa as suas comidas mais saborosas. Você pode até fazer um delicioso azeite temperado!

Aposte nas batatas para receitas práticas e muito saborosas.

A praticidade e versatilidade das batatas tornam esse ingrediente essencial para ter na cozinha.

Cebola

A cebola, além de ser cheia de benefícios para a saúde, consegue deixar os pratos ainda mais saborosos e temperados. E se seu problema com esse ingrediente era o chororô ou cheiro que ela deixa nas mãos, não se preocupe: o TudoGostoso já fez uma matéria contando os truques para cortar a cebola sem chorar e mostrou algumas dicas para tirar o cheiro de cebola e alho da mão. E não deixe de dar uma olhada nessa matéria sobre o porquê não devemos guardar a cebola na geladeira.

Alho

Assim como a cebola, o alho dá um sabor ma-ra-vi-lho-so aos pratos! Na hora de utilizá-los, você ainda pode usar essas 4 dicas simples e fáceis para descascar o alho. E quando se trata desse ingrediente, é sempre bom ter um tempero de alho caseiro em casa para agilizar o processo, né?

Queijo parmesão ralado

Convenhamos: um bom queijo sempre vai conseguir transformar um simples prato em algo espetacular! Fez um chuchu gratinado? Polvilhe queijo ralado! Fez uma lasanha, uma panqueca, um macarrão ou um suflê de chuchu? Queijo parmesão ralado! Prático e barato, o sabor marcante e delicioso desse queijo faz com que a receita ganhe um charme a mais.

Macarrão

Com um preparo simples e rápido, o macarrão é perfeito desde aqueles dias de correria até os jantares mais sofisticados e incrementados — macarrão com um bom vinho? O macarrão, quando servido com molhos deliciosos, consegue deixar sua refeição saborosa de uma forma bem simples. Por isso, tenha sempre um macarrão em casa!

O macarrão garante pratos deliciosos em questão de minutos.

Pronto em questão de minutos, o macarrão garante pratos supergostosos e práticos!

Sal

Como você já deve ter reparado, toda receita pede aquela pitadinha de sal, né? Esse ingrediente é presente, inclusive, nas receitas doces, ajudando a equilibrar o sabor. E se seu sal está com aquela aparência úmida dentro do saleiro, o TudoGostoso ensinou nessa matéria como tirar a umidade do sal.

Açúcar

O açúcar não é tão vilão quanto você pensa: ele pode trazer benefícios também! Isso porque esse ingrediente adoça os pratos e, inclusive, equilibra o sabor de pratos e molhos salgados, assim como o sal. Se você tem dúvidas na hora de guardá-lo, o TudoGostoso ensinou como armazenar o açúcar corretamente para ter sempre esse ingrediente prontinho para ser utilizado!

Chocolate amargo

É claro que não terminaríamos a lista sem incluir um bom docinho, né? O chocolate amargo, além de ser delicioso, é um dos alimentos que elevam nosso bom humor e que nos proporciona a sensação de tranquilidade e bem estar. Perfeito para incrementar receitas, você pode adicionar lascas de chocolate feitas com descascador de legumes.

Incremente suas sobremesas com lascas de chocolate amargo.

O chocolate amargo, além de promover felicidade e bem estar, consegue deixar as receitas saborosas e deliciosas.

Recomendadas
Pela Web