10 dicas para evitar acidentes na cozinha

Nada de correr riscos: confira as 10 dicas do TudoGostoso para evitar acidentes na cozinha!

10 dicas de segurança na cozinha

Veja como evitar acidentes na cozinha com as nossas 10 dicas.

Cozinhar é uma delícia, mas requer bastante cuidado. Por si só, a cozinha pode ser um ambiente perigoso se não tomarmos as devidas precauções. Para cozinhar com segurança, confira as nossas 10 dicas para evitar acidentes na cozinha.

1) Não deixe panelas no fogo e vá fazer outras atividades fora da cozinha. O alimento pode queimar e o fogo ligado ainda pode causar um incêndio.

2) Panos de pratos e toalhas devem ficar longe do fogão, do botijão de gás e de eletrodomésticos que emitem calor, como as torradeiras. Perto do fogo, eles podem incendiar ou derreter.

3) O TudoGostoso já te deu dicas de como abrir a panela de pressão e dicas para usar a panela de pressão de forma correta, mas não custa repetir! Para evitar acidentes com esse tipo de panela, só abra depois que a pressão sair naturalmente, após o cozimento. Também evite abrir a panela assim que apagar o fogo.

4) Quando for retirar uma tigela ou prato do micro-ondas, use um pano de prato ou luva térmica para evitar queimaduras.

5) Objetos de alumínio ou metal nunca devem ir ao micro-ondas. Alguns tipos de plásticos também não podem ser aquecidos nesse eletrodoméstico. Verifique se os potes que você tem na sua casa podem ir ao micro-ondas.

6) Vai fazer fritura? Deixe o cabo da panela ou frigideira virado para dentro do fogão. Isso evita que você esbarre nele sem querer e que o óleo quente seja derrubado em cima de você. Se você tem filhos pequenos, uma dica de segurança também é colocar a panela em que a fritura será feita nas bocas de trás do fogão.

7) Não jogue o alimento dentro da panela para fritar. Coloque o alimento o mais perto possível da panela, assim, o óleo quente não vai espirrar em cima de você. Para ver outras dicas sobre frituras, veja Como fritar alimentos sem fazer sujeira, Dicas para saber se o óleo está quente para fritar e Dicas para fazer fritura sem sujar o fogão.

8) Deixe suas facas bem afiadas, pois assim você vai precisar de menos esforço para cortar os alimentos e isso significa menos possibilidade de se machucar. Evite lavá-las com outros objetos e deixá-las soltas na pia, principalmente se houver crianças na casa.

Como cortar cebola com segurança

Maneira correta de cortar cebola: sem deixar os dedos à frente.

9) Quando for picar ou cortar alimentos alimentos, encolha os dedos e deixe que eles sirvam de apoio para a faca. Se for cortar o pãozinho francês de todos os dias, não utilize sua mão como apoio! Use sempre uma tábua de corte ou bancada para cortar os alimentos. Depois que usar a tábua de corte, siga nossas dicas de como limpar a tábua.

10) A última dica é fundamental para qualquer atividade na cozinha: tenha atenção! Nada de cozinhar, cortar, lavar ou até mesmo limpar o chão de forma distraída. Isso evitará acidentes.

Recomendadas
Pela Web