Zaatar: o que é e onde utilizá-lo

Já ouviu falar em zaatar? Confira o que é e onde utilizá-lo!

Sem dúvidas, os temperos deixam os nossos pratos ainda mais gostosos! No blog do TudoGostoso, você encontra muitas informações sobre diversos deles, como noz-moscada, cominho, cardamomo e muitos outros! Hoje nós vamos falar sobre um tempero diferente, o zaatar. Você já ouviu falar dele? O zaatar, assim como o curry, é uma mistura de temperos muito popular na Síria, Jordânia, Líbano, Palestina, Israel, Armêmia, Turquia, Líbia, Egito e Tunísia. Ele é feito à base de tomilho, sumagre (uma especiaria com sabor ácido) e gergelim torrado. Ele também pode ser encontrado com orégano, sal e manjerona. Essa mistura é muito aromática e seu sabor é levemente picante. No Brasil, você consegue encontrar o zaatar em delicatessens e lojas especializadas, e também na internet.

Zaatar: mistura de temperos

Zaatar: mistura de temperos

Zaatar: onde usar

No Oriente Médio, ele é muito utilizado misturado ao azeite e passado no pão antes de ir ao forno, e também nas massas de esfirra. Ele também combina com frango, cordeiro, peixes e vegetais como batata, abóbora, berinjela e couve-flor. Outro modo de usar esse tempero é adicionando-o à pasta de grão-de-bico, às almôndegas e também aos ovos fritos.

Pão pita com zaatar

Pão pita com zaatar

Uma curiosidade sobre essa mistura de temperos: no Líbano, acredita-se que essa mistura de temperos é boa para o cérebro e para deixar o corpo mais forte. Ele também ajuda a digerir o pão. No TudoGostoso, há muitas receitas da culinária árabe: corre lá para conferir como fazer quibe, esfirra, coalhada secapasta de grão-de-bico, tabule e também pasta de berinjela. Imagine que delícia um jantar árabe na sua casa? Ninguém vai querer perder!

Coalhada e hommus com zaatar

Coalhada e hommus com zaatar

Recomendadas
Pela Web