Tucupi: saiba mais e confira 6 receitas com ele

Você sabe o que é o tucupi? Descubra mais sobre esse delicioso ingrediente e confira 6 receitas sensacionais para fazer com ele!

Tucupi é um ingrediente muito utilizado na culinária do Norte. Essencial em diversos pratos, esse caldinho amarelo tem modo de preparo longo e trabalhoso. Para entender a sua origem, é necessário diferenciar os dois tipos de mandioca existentes, a brava e a mansa. A mandioca consumida normalmente, também conhecida por aipim ou macaxeira, é a classificada como mansa. Já a brava contém um componente venenoso, o ácido cianídrico, e é dela que é originado o tucupi.

Tucupi: ingrediente nordestino

Garrafas com tucupi

A mandioca brava, após descascada, é ralada e espremida, através de um instrumento chamado tipiti, originário da cultura indígena. Depois de extraído, o caldo é deixado para descansar, para que seja separado o líquido do amido (goma). Esse líquido é levado para ferver e fermentado por 3 a 5 dias, para que saia todo o veneno presente e o resultado é o famoso tucupi. Sabe o amido que sobrou? Após lavado, decantado e posto para secar, é levado ao forno, formando grânulos e resultando na tapioca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Tucupi

Tucupi

O preparo desse ingrediente é difícil e trabalhoso, mas o final é um sabor único nas receitas. Muitas pessoas ficam receosas de consumi-lo por causa do veneno da mandioca brava, mas o processo de fermentação é suficiente para garantir que o resultado não seja nocivo para a saúde. E quem experimenta, sempre fica com gostinho de quero mais! Confira 6 incríveis receitas com tucupi!

pato no tucupi receita

Pato no tucupi: um prato típico brasileiro

Receitas com tucupi: clique para ver os ingredientes e modo de preparo

Pato no tucupi

Rabada no tucupi

Arroz paraense

Arroz paraense feito com tucupi

Arroz paraense feito com tucupi

Lagostim no tucupi

Tacacá original do Pará

Frango no tucupi

Veja também

6 principais benefícios do açaí para sua vida

Benefícios do cupuaçu para a saúde

Melhores receitas do Norte

Recomendadas
Pela Web