Temperos pelo mundo: conheça as especiarias da irresistível culinária tailandesa

A culinária tailandesa conta com temperos que deixam seus pratos ainda mais sensacionais. Quer saber quais são alguns dos responsáveis por essas maravilhas gastronômicas? Venha conferir!

Com um tempero sensacional, o Green Curry conquista o paladar de quem experimenta essa delicia.

O “green curry” é um dos pratos típicos da culinária tailandesa e tem um tempero irresistível!

Para quem ama pratos diferentes e internacionais, a culinária tailandesa não decepciona! Ela é considerada uma das mais saborosas, devido ao seu perfeito equilíbrio de sabor. Reconhecida pelo uso de legumes, verduras e ervas, a gastronomia tailandesa não nos ganha apenas no paladar, mas também no aroma e nas belíssimas apresentações, com refeições coloridas que tornam os pratos ainda mais atraentes.

Apesar do tempero marcante, doce, salgado e picante parecem estar em perfeita harmonia quando combinados nas deliciosas receitas típicas, resultando em um sabor exótico e superinteressante. Muitos brasileiros já se renderam aos encantos dessa culinária poderosa que, além de gostosa, é saudável.

Utilize o talo do capim limão para realçar o sabor dos pratos!

O talo do capim limão é muito utilizado para realçar o sabor dos pratos tailandeses.

Nos pratos tailandeses, é muito comum encontrarmos leite de coco para suavizar o sabor, pimenta para dar aquele delicioso sabor extra ou curry, essa mistura de especiarias que dá um sabor marcante e inconfundível às receitas. Mas existem outros temperos típicos da culinária tailandesa, responsáveis por deixar os pratos incríveis! Quer saber quais são eles?

Capim limão

Nos pratos típicos da Tailândia, esse é um dos mais utilizados em preparações salgadas. As folhas do capim limão, por serem muito fibrosas, acabam sendo descartadas. Mas com o talo a história é outra: assim como as folhas de louro, por exemplo, o talo do capim limão é adicionado nas receitas durante o cozimento, a fim de conferir sabor. Quando o prato é servido, o talo é retirado.

 

Molho de peixe

Pad Thai e arroz frito contam com molho de peixe como tempero em seus preparos.

Que tal um Pad Thai saboroso e quentinho?

Muito utilizado para substituir o sal refinado nas receitas, o molho de peixe é um dos temperos que não pode faltar para um bom prato tailandês! Além de salgar, esse tempero também é responsável por deixar as receitas ainda mais irresistíveis e cheias de sabor.

Galanga

A galanga pertence à família do gengibre.

A galanga pertence à família dos gengibres, dando um sabor picante maravilhoso aos pratos!

De cor rosada, a galanga vem da família do gengibre — já deu pra imaginar que vem coisa boa por aí! Marcante e picante, esse tempero dá um sabor especial a sopas, carnes e arroz, sendo o último um dos ingredientes mais utilizados pela culinária tailandesa. Fica delicioso quando adicionado ralado, em fatias ou moído.

Coentro

Do coentro, você pode aproveitar até a raiz, segundo a culinária tailandesa. Além das folhas, que também são muito utilizadas nas receitas típicas do país, a raiz tem um sabor concentrado, ficando ótima em misturas de temperos — como o tradicional curry.

Açúcar de palma

Equilíbrio é a palavra chave para os pratos tailandeses. Apesar das combinações e temperos exóticos, o resultado sempre consiste em um sabor em perfeita harmonia, capaz de conquistar o paladar. Por isso, o açúcar de palma é um dos ingredientes que não podiam faltar, utilizado para adoçar tanto pratos doces quanto para balancear pratos salgados.

Experimente o delicioso arroz frito com pimenta, uma pitada de açúcar e molho de peixe.

O “fried rice”, com pimenta, molho de peixe e uma pitada de açúcar, irá surpreender seu paladar!

Recomendadas
Pela Web