Sobras de macarrão: como reaproveitar em 3 receitas

A sobra do macarrão pode se transformar em 3 receitas suculentas, práticas e deliciosas!

Utilize a sobra do macarrão para fazer um delicioso bolinho!

A sobra do macarrão pode virar um bolinho de batata delicioso!

Ao fazer macarrão, é bem comum que a gente acabe errando na mão e fazendo uma quantidade maior do que a necessária. Se isso acontece com frequência, saiba que nem tudo está perdido!

Como você já sabe, nós do TudoGostoso somos totalmente contra o desperdício e defendemos a ideia de que se o alimento está em bom estado, dá sim para dar uma nova cara a ele e um novo sabor! Já te mostramos algumas receitas com sobras de alimento, que incluem até sobras de churrasco, de arroz e de peixe.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas como aqui o assunto é massa, separamos 3 receitas para você saborear com muito gosto aquela macarronada que restou. Vem com a gente e confira essas maravilhas dignas de elogiar com um “Mamma mia“!

Omelete de macarrão

Também conhecida como “fritada de macarrão”, ela é feita com dois ingredientes básicos que temos em casa: macarrão e ovos. Essa receita une o melhor do omelete com toda a textura e sabor maravilhosos das macarronadas.

Perfeita para aqueles dias de correria em que você quer um almoço prático, rápido e gostoso, a omelete de macarrão tem os seguintes ingredientes: sobras de macarrão, 3 ovos, 200 g de queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto e 1 colher (sopa) de margarina.

Agora basta colocar os ovos, queijo, sal e pimenta-do-reino em um recipiente e misturar tudo muito bem. Em seguida, adicione o macarrão e torne a misturar.

Em uma frigideira, coloque a manteiga e deixe derreter. Assim que derreter por completo, coloque em fogo baixo e despeje o omelete sobre a panela, deixando fritar por 3 minutos — lembrando sempre de, com uma espátula, ir desgrudando o omelete de macarrão das bordas.

Após os 3 minutos, vire o omelete para fritar do outro lado por mais 3 minutos em fogo baixo. Ao passar esse tempo, desligue o fogo e está pronto para ser saboreado.

Você vai ver como seu omelete de macarrão ficará fritinho, douradinho e gostosíssimo! Polvilhe queijo ralado e sirva com uma saladinha bem colorida.

A sobra do macarrão pode render receitas fáceis e deliciosas.

A sobra do macarrão pode contribuir para fazer tortas, omeletes e bolinhos irresistíveis!

Bolinho de macarrão

Os bolinhos são a sensação dos aperitivos! Podendo agradar a todos os gostos com os seus mais variados sabores, indo desde receitas de bolinho recheados maravilhosas a bolinhos vegetarianos. Porém, pode confessar que você não esperava encontrar o macarrão como um dos ingredientes, né?

A boa notícia é que esse item extra dá um toque pra lá de especial e saboroso ao bolinho de batata! Contribuindo para o sabor e textura, você vai precisar apenas adicionar a sobra de macarrão bem picadinha à massa formada pelo purê de batata. Aí é só adicionar queijo mussarela ralado, queijo parmesão, presunto ralado, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto e misturar tudo muito bem.

Com tudo misturadinho, faça bolinhas com a massa e passe-as pela farinha de trigo, em seguida no leite e, logo após, na farinha de rosca. Depois é só levar cuidadosamente para fritar até que fique douradinho, e voilà! Perfeito, né?

Torta de macarrão

Para fazer a torta de macarrão você vai precisar basicamente de… macarrão! Basta untar um refratário com azeite e, em seguida, colocar metade da sobra de macarrão.

Agora, hora do recheio! Recheie com mussarela, presunto, carne moída, tomates, azeitonas, frango desfiado ou o que mais desejar. Se seu macarrão estiver seco, fique à vontade para adicionar um pouco de molho de tomate — ou até mesmo molho branco, por que não?

Cubra com o restante do macarrão, polvilhe queijo ralado, molho de tomate e manjericão, cubra o refratário com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 15 minutos.

Após esse tempo, retire do forno e sirva essa delícia!

Recomendadas
Pela Web