Tipos de feijão: conheça os mais utilizados na cozinha

Conheça os 5 tipos de feijão mais utilizados pelos brasileiros e escolha o seu preferido para um almoço muito mais gostoso!

Tipos de feijão mais utilizados na culinária brasileira

Conheça os diferentes tipos de feijão mais utilizados na culinária brasileira.

Feijão não pode faltar na mesa dos brasileiros, não é mesmo? Esse ingrediente é rico em nutrientes para o nosso organismo e traz muitos benefícios para a saúde, como já mostramos aqui. Mas a hora de ir ao supermercado pode ficar um pouco confusa quando você se depara com diversos tipos de feijão! Feijão preto, branco, fradinho… Será que você sabe diferenciá-los?

É por isso que o TudoGostoso está aqui para tirar todas as suas dúvidas e te mostrar 6 tipos diferentes de feijão mais usados na cozinha. Venha descobrir!

Feijão preto

Muito comum na culinária brasileira, esse feijão traz benefícios para a saúde, pois é rico em ferro. Uma dica legal para melhorar a absorção desse nutriente: é importante consumir o feijão com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e couve. Quer aprender a fazer uma feijoada perfeita? Então, dá uma olhada na nossa matéria de como preparar uma feijoada para ninguém botar defeito!

Feijão carioca

Esse tipo de feijão é muito utilizado para o popular feijão com arroz de cada dia. O grão tem cor bege e apresenta listras marrons. Ele é ótimo para acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes. Se quiser uma ideia para o almoço, temos uma receita deliciosa de feijão carioca com linguiça calabresa. Aproveite!

Feijão branco

O feijão branco tem formato mais alongado. Ele é muito utilizado em dietas de emagrecimento pois possui propriedades que dificultam a absorção de açúcar no sangue e ainda aumenta a sensação de saciedade por ser rico em fibras e proteínas. O feijão branco produz um caldo bem cremoso e, portanto, é bastante utilizado em pratos como dobradinhas, sopas e cassoulets.

tipos de feijão

Feijão é um alimento nutritivo que traz muitos benefícios para a saúde.

Feijão fradinho

O feijão fradinho, também conhecido como feijão-de-corda, tem grãos beges com uma espécie de “umbigo” preto. Ele é muito famoso na culinária baiana, principalmente no preparo do delicioso acarajé. Se quiser uma receita infalível de acarajé, é só dar uma olhada na nossa matéria. O feijão fradinho também é ótimo para receitas de saladas. Vale a pena experimentar!

Feijão vermelho

Feijão vermelho é aquele tipo que tem tamanho pequeno, arredondando, sabor forte e, como o nome já diz, coloração avermelhada. Muito utilizado também na culinária francesa, esse feijão é ótimo no preparo de sopas. Dá só uma olhada nessa receita de caldo de feijão vermelho. É uma delícia!

Recomendadas
Pela Web