Shoyu caseiro: como fazer

Muito prático para diversas receitas, o molho shoyu é um ingrediente indispensável de se ter. Então por que não aprender a fazer no conforto da sua própria cozinha?

como fazer shoyu caseiro

Venha conferir o passo a passo da receita de shoyu caseiro.

Se você é fã da culinária japonesa, com certeza você já provou o molho shoyu em algum momento. O tradicional complemento dos sushis é feito a partir da soja e também cai superbem em muitas pratos, principalmente em receitas de carne vermelha.

Então, por que não aprender a fazer esse ingrediente em casa? E o melhor: você pode fazer até para quem tem alergia ao shoyu tradicional, já que a nossa receita não leva soja! Você também pode fazer quando não conseguir encontrá-lo ou não tiver em casa. Vem com a gente ver como é fácil!

Ingredientes para o shoyu caseiro

4 colheres (sopa) de caldo de carne

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 colher (sopa) de melado

1/2 colher (chá) de gengibre em pó

1/4 colher (chá) de pimenta do reino

1/4 colher (chá) de alho em pó

2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e, em uma panela com fundo grosso e de preferência antiaderente, leve ao fogo. Essa receita não é muito difícil, só é preciso prestar atenção na consistência do molho. Ele precisa reduzir para estar pronto, o que normalmente demora cerca de 15 minutos em fogo baixo (180° C). Claro, tudo dependerá do seu fogão, o que pode fazer com que demore mais ou menos.

Quando a quantidade tiver diminuído para uma xícara, é hora de desligar. Transfira, com cuidado para não se queimar, para um recipiente de vidro com tampa. Espere esfriar para utilizar, principalmente se for com comidas cruas.

Receitas com molho shoyu

Frango com shoyu: não é só a carne vermelha que combina muito bem com esse molho. Veja uma deliciosa receita de frango com shoyu e gengibre.

Macarrão: o shoyu também funciona como uma ótima opção para quem está com preguiça de pensar em um molho muito elaborado. Confira a receita de macarrão com shoyu e kani!

Recomendadas
Pela Web