Manteiga de garrafa caseira: como fazer

Com apenas um ingrediente, é possível fazer manteiga de garrafa em casa. Veja como aqui no TudoGostoso!

como fazer manteiga de garrafa

Como fazer manteiga de garrafa: confira o passo a passo.

Se você, assim como a gente, é superfã de pratos típicos brasileiros, com certeza você já experimentou a deliciosa manteiga de garrafa em algum momento. Um ingrediente indispensável em diversas receitas, como o baião de dois, a manteiga de garrafa não é simplesmente manteiga derretida como muitos acreditam! Ela passa por todo um processo para ter essa consistência incrível e esse gosto marcante. Então, se você sempre quis saber como fazer, vem que o TudoGostoso te conta!

Ingrediente da manteiga de garrafa

500 g de nata

Modo de preparo

O primeiro passo dessa receita é bater a nata. Você pode utilizar um fouet ou a batedeira. Um soro irá se formar enquanto você bate a nata, mas não se preocupe: isso é normal. Retire o soro conforme ele for se formando e continue batendo.

Quando todo o soro for removido, você precisará esquentar esse creme. Em uma panela, leve o creme em fogo baixo e mexa sutilmente, sem parar, por mais ou menos meia hora. A partir desse momento, a manteiga começa a tomar uma textura um pouco mais cremosa. Continue cozinhando-a até que a borra comece a se soltar da manteiga e acumular no fundo da panela.

Assim que sua manteiga começar a ferver e espumar, ela estará pronta para ser coada. Utilize um pano de algodão bem limpo. Guarde-a em uma garrafa de vidro transparente. Lembre-se de que ele precisa estar bem limpo, de preferência esterilizado com quente fervente.

Com a sua manteiga de garrafa em mãos, você pode fazer diversos pratos como uma deliciosa receita de escondidinho de camarão ou até mesmo uma incrível costela com mandioca. A verdade é que a manteiga de garrafa combina com praticamente qualquer comidinha, até mesmo naquela maravilhosa tapioca caseira.

Recomendadas
Pela Web