Como fazer o ovo mexido perfeito

Acertar o ponto do ovo mexido não é uma tarefa muito fácil, mas o TudoGostoso te dá as dicas para você fazer um prato digno dos melhores restaurantes!

como fazer o ovo mexido perfeito

Confira o passo a passo de como fazer o ovo mexido perfeito.

Os ovos são ingredientes presentes em muitos pratos, desde as receitas salgadas até as doces, como é o caso dessa receita de bolo de cenoura. Apesar de ser um ingrediente bem comum, existe uma variedade de ovos, como explicamos na matéria sobre as principais diferenças entre vários tipos de ovos.

Acertar o ponto de cozimento dos ovos pode ser mais difícil do que você pensa. Alguns gostam da gema mais crua e outros mais durinha. O TudoGostoso já ensinou como chegar no ponto perfeito da gema, mas hoje é a vez de mostrarmos os truques para você fazer o ovo mexido perfeito, cremoso, aerado, leve e simplesmente maravilhoso.

Ingredientes do ovo mexido perfeito

3 ovos

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de creme de leite

sal e pimenta a gosto

Passo a passo para um ovo mexido incrível

Se você acha que é só jogar o ovo na frigideira de qualquer jeito e mexer um pouquinho, você está bem enganado. A arte de cozinhar um ovo mexido vai bem além! Mas não se desespere não, viu? Nós vamos te ajudar em todos os passos.

1.Você vai precisar de uma panela de fundo grosso. Relaxa que ela não precisa ser antiaderente, pode ser comum mesmo.

Para quem não sabe, existe um método eficaz para preparar o ovo perfeito e nunca deixá-lo passar do ponto.

2.Em seguida, quebre os ovos na panela. Adicione a colher de manteiga: tem que ser no começo, com o ovo ainda cru! Isso fará com que o ovo fique ainda mais brilhoso e com um sabor aveludado. Não precisa bater nem temperar de primeira, porque isso pode fazer com que o ovo talhe.

3.Agora é hora de levar ao fogo. Com uma espátula ou uma colher de pau, mexa sem parar. O pulo do gato vem agora: quando o ovo mexido começar a cozinhar, retire a panela do fogo e coloque-a em cima de uma superfície fria. Continue a mexer! Depois 30 segundos, volte com a panela para o fogo. O ideal é fazer isso umas 3 vezes, para impedir que ovo cozinhe demais.

4.Na última vez que você fizer o procedimento de tirar a panela do fogo, coloque as 2 colheres de creme de leite. Sabe a parte de deixar o ovo cremoso? É isso que o creme de leite fará! Além disso, ele fará com que a temperatura diminua um pouco, não deixando o ovo continuar cozinhando mesmo fora do fogo.

Tempere ao seu gosto e está pronto para servir! Você pode servi-lo no café da manhã com deliciosas torradas ou com uma maravilhosa receita de pão de batata. Para quem não sabe, os ovos possuem diversos benefícios para a saúde. Confira!

Recomendadas
Pela Web