Branqueamento: o que é, para que serve e como fazer

O TudoGostoso vai te mostrar o que é o branqueamento de alimentos, para que serve e como fazer. Confira!

Como fazer branqueamento de legumes

Saiba o que é o branqueamento de alimentos, para que serve e como fazê-lo.

O que é o branqueamento de alimentos

Se você tem o costume de congelar alimentos, você precisa saber o que é branqueamento. O TudoGostoso já te mostrou dicas para as ervas frescas durarem mais e, agora, vai te ensinar uma técnica para aumentar a vida útil dos alimentos. O branqueamento nos permite armazenar os alimentos por até 3 meses. A técnica consiste em cozinhar os vegetais por pouco tempo em água fervente e, em seguida, resfriá-los numa tigela de água gelada.

 

Benefícios do branqueamento de alimentos

A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características. Isso permite que não desperdicemos comida: o TudoGostoso já te mostrou formas de acabar com o desperdício, como dicas de como utilizar o talo da couve e dicas para evitar o desperdício de alimentos.

 

Como fazer o branqueamento: passo a passo

Antes de mais nada, você deve lavar bem os legumes. Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente.

Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.

Em seguida, retire o alimento da água gelada, escorra a água e coloque pouca quantidade do alimento em sacos plásticos próprios para culinária, retirando o excesso de ar.

É importante colocar uma etiqueta com a data do dia do congelamento. Os alimentos podem durar até 3 meses no congelador ou freezer.

Tempo de fervura para cada alimento

O tempo de fervura para cada alimento para fazer o branqueamento é variável. Confira:

1 minuto: vagem, milho, em espiga, espinafre, mandioquinha, nabo, pimentão.

2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata.

3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa.

4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.

Sopa de legumes: como fazer

Agora que você aprendeu uma técnica para conservar os alimentos de forma eficiente, que tal fazer uma sopa de legumes supernutritiva? Para a receita, serão necessários: batatas, cenoura, chuchus, inhames, brócolis, couve, espinafre, tomate, alho, cebola, óleo ou azeite, caldo de legumes (opcional), macarrão caramujinho (ou outro de sua preferência, salsinha, cebolinha e água. É muita saúde em um só prato! Para conferir a quantidade dos ingredientes e o modo de preparo, veja sopa de legumes e verduras no TudoGostoso!

Adora sopa e quer mais ideias? Veja também sopa de abobrinha, sopa de lentilha, sopa de abóbora e sopa de macarrão com batata e cenoura.

Recomendadas
Pela Web