Angu à baiana: como fazer

Se você gosta de pratos típicos, vai adorar aprender a fazer um legítimo angu à baiana! Confira a receita a seguir!

como fazer angu a baiana

O angu à baiana é uma receita deliciosa e sem mistérios!

Sem dúvidas, o Brasil tem uma culinária muito rica. Com muitos pratos típicos diferentes, como a nossa fantástica feijoada, é difícil encontrar alguém que não se interesse pelas nossas receitas. Então, que tal aprender a fazer uma receita incrível de angu à baiana?

É verdade que existem diversas formas de fazer essa receita. Muita gente faz com a tradicional receita de carne moída, mas o verdadeiro angu à baiana é feito com os miúdos do boi. Então, se liga que o TudoGostoso vai te ensinar a fazer essa delícia de maneira simples!

Ingredientes do angu à baiana

1 fissura completa de boi (fígado, rins, gargantas, todas as vísceras)

3 kg de rabada

1 coração de boi

1 maço de cheiro verde

1 maço de salsa

1 maço de cebolinha

2 cabeças de alho

2 cabeças de alho

2 cebolas

4 tomates

2 pimentões verdes

limão, sal e pimenta do reino a gosto

4 kg de fubá de milho

como fazer angu à baiana

Confira como preparar um delicioso angu à baiana!

 

Modo de preparo

1.O primeiro passo é limpar muito bem as carnes do boi. Para isso, utilize água e um pouco de limão. Em seguida, em uma panela com o fundo grosso, ferva as carnes para retirar o excesso da gordura. Na hora de cortar as carnes, é importante que seja em pedaços bem pequenos.

2.Em uma outra panela bem grande, coloque um fio de óleo e o alho, de preferência amassado. Quando ele começar a ficar dourado, acrescente o restante dos temperos em pedaços bem picados. Você pode substituir a pimenta-do-reino pela pimenta de sua preferência, afinal, existem diversos tipos de pimentas nos mercados.

3.Depois, coloque as carnes e misture bem. Quando elas estiverem seladas, coloque um pouco de água e cozinhe até engrossar.

4.É hora de preparar o angu! Coloque o fubá em uma panela com água fria, mexendo sem parar até formar uma massa homogênea. Na hora de cozinhar, você pode utilizar os temperos de sua preferência, mas nós indicamos dourar o alho amassado num fio de óleo. Quando ele estiver torrando, coloque a água e espere ferver. Assim que levantar fervura, acrescente o angu mexido na água fria e mexa bem. O mais indicado é utilizar uma colher de pau ou de silicone, principalmente para não estragar a sua panela.

5.O ponto do angu para essa receita não pode ser muito duro, mas ele precisa estar bem cozido. É importante que o fogo esteja brando, para não correr o risco de sair do ponto ou até mesmo queimar. Ele estará pronto quando começar a soltar do fundo da panela. Quando estiver pronto, é só servir com o caldo de carne por cima!

Recomendadas
Pela Web