Omelete sem ovo: receita vegana e deliciosa

Já pensou em fazer uma omelete sem ovo? É possível! Venha conferir essa receita especial e vegana no TudoGostoso!

Para manter a saúde, é recomendável variar nos alimentos na hora de montar seu prato. No Brasil, não estamos muito acostumados a consumir proteína de origem vegetal no nosso dia a dia, e a falta desse hábito nos cria certa dificuldade na hora de variar na alimentação. Por isso, trago uma receita vegana, ou seja, que não possui nenhum ingrediente de origem animal: a omelete sem ovo.

A omelete sem ovo é uma ótima opção para aquelas pessoas que estão interessadas em parar de consumir ou reduzir o consumo de proteína de origem animal, ou até mesmo para quem busca uma variedade maior em relação às proteínas que come no dia a dia, afinal, essa é uma receita superproteica e que tem como base um alimento nutricionalmente muito completo, o grão-de-bico. Em cada 100g de grão-de-bico podemos encontrar 10g de proteína e apenas 2,99g de gordura, fazendo desse alimento um excelente substituto para a carne.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Omelete vegana

Omelete sem ovo recheada com cogumelos

Mas a omelete sem ovo tem um ingrediente especial que vai deixá-la muito parecida com omelete tradicional: o sal negro. A grande quantidade de iodo presente em sua composição é o fator responsável pela semelhança no gosto, já que o ovo de galinha é um alimento riquíssimo nesse componente que possui um gosto supercaracterístico. Além disso, o sal negro é muito mais saudável, já que possui baixo teor de sódio e teve sua eficácia comprovada no tratamento de diversas doenças como artrite, paralisia muscular, problemas com impotência sexual e reduz também a pressão arterial! Legal, né? Mas se você não encontrar o sal negro, faça com sal comum mesmo, pois a receita é uma delícia!

Omelete sem ovo

Omelete sem ovo com abacate

Ingredientes da omelete sem ovo

1 xícara de grão-de-bico (deixado de molho por pelo menos 8h)
1/2 xícara de água
4 colheres (sopa) de aveia em flocos
2 dentes de alho
1 cebola picada
1 punhado de manjericão
1/2 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de fermento em pó
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 cebola picadinha
1 punhado de salsinha picada
sal negro a gosto (opcional)

Modo de fazer

Misture o grão-de-bico demolhado com a água no liquidificador até virar um creme bem fininho e até que você não consiga mais sentir pedacinhos de grão-de-bico.

Depois do ponto atingido, adicione os demais ingredientes e bata bem. Preaqueça uma frigideira com um fio de azeite ou óleo e despeje a massa. Ela deve ficar um pouco mais grossa que uma panqueca tradicional.

Doure em fogo baixo por 10 minutos de cada lado (esse passo é importantíssimo para que você consiga virá-lo sem quebrar). Recheie como preferir.

Essa receita rende de 4 a 5 omeletes. Se você optar por manter essa receita 100% vegana, lá no blog Vegana Bacana eu dei algumas opções de recheios sem nenhum ingrediente de origem animal.

Omelete vegana de grão-de-bico

Omelete de grão-de-bico com abacate, cebolinha e milho

Recomendadas
Pela Web