Granita: o que é e como fazer

Refrescante e bem levinha, a granita é uma delícia para os dias de calor. Venha conferir o que é e como fazer!

o que é granita

A granita é um tipo de sobremesa muito parecida com a nossa raspadinha.

A granita é uma sobremesa muito parecida com a nossa tradicional raspadinha. Apesar disso, ela não é brasileira! Ela veio lá da Itália, um país muito conhecido pela sua culinária maravilhosa.

Ela feita com água, açúcar e suco de frutas. Muita gente considera a granita um tipo de sorvete, apesar de possuir uma textura um pouco diferente. E não é só isso não! A granita é bem mais leve, principalmente por não conter leite, o que a torna uma excelente receita para quem é intolerante à lactose. Se esse é o seu caso, o TudoGostoso já mostrou algumas receitas sem lactose!

Uma sobremesa super-refrescante e, embora italiana, combina muito com o clima do nosso país. Então, que tal aprender a fazer?

Ingredientes para a granita

150 ml de água

150 g de morango picado

70 g de açúcar

50 ml de suco de limão siciliano ou taiti

como fazer granita

Você também pode experimentar fazer uma granita alcoólica, com o destilado de sua preferência.

Modo de preparo

Embora a granita seja feita tradicionalmente com frutas mais cítricas como framboesas, limões, morangos e tangerinas, você pode fazer do sabor de sua preferência. Também é comum utilizar café. Outra alternativa é incrementar esse tipo de sobremesa com destilados como cachaça e vodca, tornando uma ótima opção para servir no jantar com os amigos. Para essa receita, 1 dose de destilado é o suficiente.

O primeiro passo é preparar a sua granita. Em uma panela antiaderente, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. Espere a água ferver e o açúcar derreter. É importante que você mexa bem para que a mistura não queime.

Depois que a água ferver, bata a mistura no liquidificador para esfriar e formar um líquido homogêneo. Bata por pelo menos 5 minutos. Em seguida, utilize uma peneira para se certificar de que não ficou nenhum pedaço de fruta.

Escolha uma forma funda para colocar a sua granita e levá-la para congelar. Deixe no congelador por pelo menos 12 horas. Na hora de servir, é só raspar com um garfo a quantidade que você quiser e servir da maneira que preferir. Você pode servir como sobremesa ou até mesmo como bebida! Sem dúvidas é uma receita perfeita para quando as crianças estiverem em casa!

Recomendadas
Pela Web