Geleia de pimenta: confira o passo a passo

Confira como fazer geleia de pimenta: ótima para acompanhar petiscos, ela é simples de fazer e, claro, uma delícia!

como fazer geleia de pimenta

A geleia de pimenta é fácil de fazer e é um ótimo acompanhamento para diversos petiscos.

Geleia de pimenta: fácil de fazer

A pimenta é um ingrediente bastante usado tanto no Brasil quanto no mundo todo. Existem diversos tipos de pimenta, desde as mais picantes, como a malagueta, até as mais adocicadas, como a pimenta biquinho. Colocar pimenta no preparo de seus alimentos não necessariamente quer dizer que eles ficarão picantes, afinal, a pimenta não é só ardência: também é sabor. É por isso que, hoje, o TudoGostoso irá ensinar uma receita deliciosa, que cai bem como acompanhamento para os mais variados petiscos: a geleia de pimenta. Se você nunca experimentou, vem que sua chance é essa!

Ingredientes para a geleia de pimenta

300 g de pimenta biquinho madura e fresca (as de conserva têm vinagre)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 pimentas dedo-de-moça sem as sementes

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

5 maçãs grandes

500 ml de água

receita de geleia de pimenta

Veja como é fácil fazer a geleia de pimenta: um dos ingredientes é a maçã!

Modo de preparo

1.O primeiro passo para essa receita é cozinhar as maçãs. Em uma panela funda, coloque os 500 ml de água e cozinhe as maçãs inteiras, com cascas e sementes por aproximadamente meia hora. A maçã é um ingrediente importante para o preparo da geleia de pimenta já que ela possui pectina: uma substância encontrada em algumas frutas que ajuda a dar a consistência de geleia. Além disso, ela também ajudará a tirar a acidez e o toque picante da pimenta dedo-de-moça.

2.Quando a sua maçã já estiver bem cozida e macia, corte-as em pedaços pequenos e leve para o liquidificador ou processador. Bata até formar uma pasta homogênea. Se for necessário, acrescente só um pouco mais de água. Em seguida, com a ajuda de uma peneira, coe para retirar qualquer parte sólida que possa ter ficado. Reserve.

3.Corte as pimentas ao meio, verticalmente. Retire toda a semente da pimenta dedo-de-moça, pois ela que é responsável pelo gosto ardido. Pique metade das pimentas e a outra metade leve para o liquidificador e bata com pouca água.

4.Na panela em que a maçã foi cozida, acrescente a mistura de maçã e as pimentas picadas e batidas no liquidificador. Em fogo baixo, acrescente o açúcar e mexa de vez em quando. Com a panela destampada, cozinhe por cerca de 1 hora ou até que a mistura obtenha a consistência de geleia. Quando ela estiver pronta, é só guardar em potinhos de vidros bem limpos. Lembre-se sempre de higienizar os seus alimentos e os seus utensílios de cozinha!

Essa geleia terá um gosto mais doce e delicado do que ardido, o que faz com que ela sirva para acompanhar diversos pratos salgados, como o tradicional tender natalino. Você também pode servi-la com uma deliciosa receita de dadinhos de tapioca. Com essa maravilha em sua cozinha, com certeza você irá chamar atenção de toda família!

Recomendadas
Pela Web