Cream cheese: aprenda a fazer esse ingrediente versátil em casa

O cream cheese foi um queijo inventado, sem querer, por um nova iorquino. Ele estava tentando fazer um queijo francês, que acabou dando errado, fazendo sobrar um creme de queijo. Foi assim que o magnífico cream cheese surgiu!

Aprender a fazer o próprio cream cheese é uma opção para quem não tem o ingrediente por perto ou esqueceu de comprar!

O cream cheese tem virou um ingrediente muito utilizado na culinária desde que chegou ao Brasil, principalmente no preparo de doces e comidas japonesas. Parecido com um requeijão, esse tipo de queijo cremoso é um pouco mais durinho e serve como uma opção no preparo de receitas com o querido requeijão.

O TudoGostoso já mostrou como esse ingrediente é versátil e usado em muitas receitas, mas agora chegou a hora de você aprender a fazê-lo em casa. Você irá se surpreender como é fácil e rápido preparar essa delícia. Vem com a gente!

Para preparar o verdadeiro cream cheese, você irá precisar de apenas dois ingredientes:

5 xícaras (chá) de iogurte natural sem açúcar

2 colheres (chá) de sal

Modo de preparo:

Além de usado em muitos pratos, o cream cheese também é um ingrediente versátil para o café da manhã ou o lanche da tarde.

Coloque uma peneira em cima de uma vasilha bem funda. Cubra tudo com um paninho de prato daqueles mais fininhos. Acrescente o iogurte natural por cima do pano e amarre bem. Leve tudo à geladeira por 24 horas.

No dia seguinte, seu queijo cremoso está praticamente pronto. Você irá reparar que se formou um líquido no fundo da vasilha, o soro. Pode descartar. Retire o queijo do pano de prato e adicione o sal. Cubra um potinho sem tampa com gaze. Em seguida, coloque algum objeto pesado pressionando o ingrediente. Isso vai fazer com que ele fique mais achatadinho, parecendo mais com um queijo. Leve para a geladeira por mais 3 horas e está pronto seu cream cheese caseiro!

Se você preferir, pode utilizar também o iogurte caseiro que o TudoGostoso também já ensinou aqui.

Recomendadas
Pela Web