Rocambole de pão de mel: passo a passo

Aprenda a fazer um rocambole de pão de mel cheio de sabor!

Passo a passo da receita de rocambole de pão de mel

Rocambole de pão de mel: confira como fazer

Pão de mel: como resistir àquela massa fofinha e com um suave gosto de mel, recheada com um cremoso doce de leite e embalada por uma casquinha de chocolate que derrete na boca? Ele ganhou uma nova versão: o rocambole de pão de mel.  E fazer a massa enroladinha é mais fácil do que imagina, hein?! Recheado com doce de leite caseiro, então… Fica de dar água na boca! Quer surpreender no próximo cafezinho da tarde? Então, vem com a gente!

Ingredientes

Massa

– 1/2 xícara de mel

– 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó

– 3 ovos

– 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo

– 1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo

– 1 colher (chá) de canela em pó

– 1/2 colher (chá) de noz moscada ralada

– 2 colheres (sopa) de óleo

– 1 colher (chá) de fermento em pó

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (opcional)

Recheio

– 1 lata de leite condensado

OU

– 350 g de doce de leite

– 1 caixa de creme de leite

– 1/2 colher (sopa) de maisena

– 80 ml de água

Cobertura

– 1 e 1/2 xícara (chá) de chocolate em barra

Modo de preparo

Massa

– Na batedeira, bata as claras em neve e reserve-as em um recipiente.

– Em seguida, coloque na batedeira as gemas, a canela em pó, o açúcar mascavo, o mel e o óleo, batendo tudo até que fique homogêneo.

– Assim que bater tudo, desligue a batedeira e vá aos poucos adicionando a farinha peneirada e o achocolatado em pó, misturando delicadamente.

– Após misturar tudo, acrescente as claras em neve, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio, e torne a mexer até ficar uma mistura homogênea.

– Despeje a massa em uma forma retangular untada e enfarinhada, e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 15 a 20 minutos. Você pode fazer o teste do palito para saber se está no ponto — se ao espetar o palito no bolo e ele sair com massa, é sinal de que ainda está cru.

– Após esse tempo, retire do forno e deixe esfriar.

Recheio

– Caso vá fazer o doce de leite caseiro, você vai precisar apenas cozinhar o leite condensado na panela de pressão. Assim que pegar pressão, basta deixar por 20 minutos e pronto.

OU

– Em uma panela, coloque o doce de leite, o creme de leite, a maisena e a água e vá mexendo até engrossar. Você também pode adicionar canela em pó a gosto para dar aquele saborzinho extra!

– Assim que a mistura estiver soltando da panela, retire do fogo e reserve.

Cobertura

– Usando a técnica de banho-maria, derreta o chocolate por completo. Reserve em seguida.

Montagem

– Quando a massa estiver fria, desenforme-a e coloque-a sobre um pano úmido limpo.

– Hora de adicionar o recheio e formar o rocambole: espalhe o doce de leite sobre toda a massa, e em seguida enrole-a no sentido da largura.

– Em seguida, após estar frio, coloque o rocambole no local onde será servido e despeje toda a cobertura sobre ele. Aí é só esperar a cobertura endurecer e depois está prontinho para saborear!

E aí, curtiu essa receita? De dar água na boca, temos certeza de que vão ter muitos elogios. E você, tem alguma receita saborosa para compartilhar? Cadastre-se no TudoGostoso e compartilhe as suas receitas preferidas com todos!

Recomendadas
Pela Web