Diferenças entre os merengues italiano, suíço e francês

Você sabia que existem 3 tipos de merengue? Venha conhecer as diferenças entre os merengues italiano, suíço e francês!

 

Características dos merengues suíço, italiano e francês

Conheça as diferenças entre os merengues suíço, italiano e francês!

Você sabe quais são as diferenças entre os merengue italiano, suíço e francês? Venha descobrir aqui no TudoGostoso!

Tipos de merengue

Merengue, união de claras de ovos com açúcar, foi inventado no século XVI e é muito usado até hoje em bolos e doces, como torta de limão com merengue, merengue de morango com suspiro e merengue de abacaxi. Mas você sabia que existem 3 tipos de merengue? São eles: italiano, suíço e francês. Saiba mais sobre eles a seguir:

Merengue italiano

Para fazer o merengue italiano, você deve bater as claras de ovos em picos moles. Em seguida, adiciona-se calda de açúcar e água a elas para que fique uma textura macia. Precisamente, a calda deve estar a 121°C, mas, se não tiver um termômetro disponível, verifique se a calda está em ponto de bala mole. Depois disso, a velocidade da batedeira deve ser aumentada até o merengue esfriar. O merengue italiano geralmente é usado para cobrir bolos e substituir o creme de leite nas mousses.

Merengue suíço

Nesse tipo de merengue, as claras são levadas em banho-maria com açúcar até atingirem 60°C (para o açúcar dissolver). Em seguida, essa mistura é batida na batedeira até esfriar (cerca de 10 minutos). A mistura deve ficar em picos mais firmes e ficar com textura lisa, boa para cobrir bolos e tortas. O merengue suíço também é utilizado nos macarons, doce francês cuja receita você pode conferir no TudoGostoso!

Merengue francês

Nesse tipo, as claras devem ser batidas com metade do açúcar da receita e, quando o volume tiver aumentado bastante, deve-se acrescentar a outra metade do açúcar. Para verificar se o açúcar dissolveu enquanto é batido com as claras, você deve colocar um pouco da mistura entre os dedos e sentir se está bem macio. O merengue francês geralmente é usado para fazer suspiros e receitas que vão ao forno, como a torta de limão, pois é necessário assar as claras, que foram batidas cruas.

O merengue francês é bom para receitas que vão ao forno

O merengue francês é ideal para receitas que vão ao forno, como uma deliciosa torta de limão.

Recomendadas
Pela Web