Dicas para fazer o pão de ló perfeito

Como fazer o pão de ló perfeito: chegou a hora de acertar essa receita com as dicas do TudoGostoso!

Dicas para fazer pão de ló e receita

Veja dicas de como fazer o pão de ló perfeito e uma receita dessa massa.

No dia 23 de agosto, comemora-se o Dia do Pão de Ló. Sim! Essa massa tem um dia só dela e isso é muito justo: ela é versátil, leva poucos ingredientes e é uma delícia! Mas você já tentou fazer pão de ló e ele ficou meio solado, baixinho ou meio quebradiço? Triste, né? Hoje, nós vamos te mostrar dicas de como fazer um pão de ló perfeito e também uma receita certeira!

Como fazer o pão de ló perfeito

A confeitaria é uma ciência exata: as medidas têm que ser corretas e os modos de preparo têm que ser respeitados. O TudoGostoso ama bolos e já te ensinou a fazer diversas receitas, como bolo de coco gelado, bolo de laranja com calda e bolo cuca de maçã. A diferença do pão de ló para os outros bolos é a composição da massa: apenas ovos, açúcar e farinha de trigo. Algumas receitas também levam leite e fermento, mas isso depende do resultado desejado. O volume da massa é obtido através dos ovos batidos, que absorvem o ar e inflam. Confira as dicas para o pão de ló perfeito:

Ovos em temperatura ambiente: nada de tirar os ovos da geladeira e colocá-los direto na batedeira! Retire-os da refrigeração cerca de meia hora antes de começar a preparar o pão de ló.

Não tenha pressa: quando for bater os ovos com o açúcar, tenha calma. Comece com a velocidade média da batedeira e vá, aos poucos, aumentando. É necessário bater os ovos e o açúcar até que a mistura dobre de tamanho, o que leva cerca de 5 minutos numa batedeira planetária.

Peneire a farinha: não jogue a farinha diretamente na mistura de ovos! Você precisa peneirá-la para que o pão de ló fique bem fofo. Alguns confeiteiros chegam a peneirar a farinha até duas vezes!

Não deixe a mistura de ovos esperando: além disso, não deixe a mistura de ovos aguardando para receber a farinha, pois ela pode perder as bolhas de ar que foram formadas. Assim que terminar de bater os ovos e o açúcar, acrescente a farinha aos poucos e peneirando.

Misture com cuidado: não misture a farinha aos ovos de qualquer jeito! Misture delicadamente, de baixo para cima, para que as bolhas de ar não se desfaçam e o volume não se perca.

Forno preaquecido: ligue o forno em temperatura média 15 minutos antes de assá-lo. Se a temperatura ficar muito alta, ele ficará cru por dentro e dourado por fora.

Espere para retirar da forma: não retire o pão de ló da forma assim que ele ficar pronto. Se você tirar da forma e colocá-lo num ambiente mais frio, a massa vai murchar! Espere cerca de 10 minutos para fazer isso. Agora que você já sabe o que fazer, vamos à receita de pão de ló!

Veja os truques para fazer o pão de ló perfeito

Aprenda a fazer o pão de ló perfeito com as dicas do TudoGostoso!

Receita de pão de ló

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite integral
5 ovos
essência de baunilha a gosto (não precisa colocar se não quiser)

Modo de preparo

Numa batedeira, bata os ovos, o açúcar e a essência de baunilha até que dobre de tamanho.
Coloque o leite e misture delicadamente.
Aos poucos, vá colocando a farinha peneirada, misturando com cuidado, de baixo para cima.
Unte uma forma e coloque papel-manteiga e despeje com cuidado a massa.
Leve ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos.
O bolo deve ficar dourado e firme.

Dicas de recheios

Para comemorar o Dia do Pão de Ló, que tal ir para a cozinha preparar essa deliciosa massa? Você pode rechear com doce de leite caseiro, brigadeiro, baba de moça ou creme de confeiteiro. Mas, se quiser, pão de ló puro combina com aquele cafezinho da tarde!

Recomendadas
Pela Web