Pudim de tapioca: como fazer

Cremoso por dentro com uma cobertura consistente e saborosa por fora: vem ver passo a passo para se deliciar com o pudim de tapioca!

passo a passo da receita de pudim de tapioca

Veja como fazer uma sobremesa deliciosa: pudim de tapioca.

Pensou que tapioca era apenas para fazer as clássicas tapiocas recheadas? Enganou-se! Esse ingrediente levinho, tão incluído em dietas de emagrecimento por ser livre de glúten, pode compor uma variedade de pratos como cuscuz, bolos e mingau, como você pode conferir na matéria sobre receitas com a tapioca.

Seu uso é muito comum no norte e nordeste do Brasil, mas seu sabor e versatilidade conseguiram conquistar o restante do país. Com sabor e textura incríveis, o resultado é cremosidade por dentro e uma cobertura cheia de sabor. Venha ver como fazer pudim de tapioca!

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de farinha de tapioca

– 4 xícaras (chá) de leite

– 50 g de coco ralado (opcional)

– 1 lata de leite condensado

– 4 ovos 

– 1 vidro de leite de coco (200 ml)

– 1 colher (sopa) de margarina

Calda: 

– 1 xícara de açúcar refinado

Modo de preparo

– Primeiramente, hidrate a tapioca. Em um recipiente, adicione o leite, o coco ralado e a farinha de tapioca, misture e deixe descansando por 1 hora.

– Enquanto a tapioca está descansando, faça a calda. Em uma panela com fogo baixo, derreta o açúcar por completo até que forme uma calda caramelizada, e reserve. Se você tiver dúvidas, o TudoGostoso fez uma matéria ensinando como fazer uma calda de pudim sem erro!

– Em um liquidificador, coloque os ovos, o leite condensado, o leite de coco e a margarina e bata bem. Em seguida, acrescente a tapioca com leite que estava descansando, e bata novamente.

– Agora, unte a forma de pudim com a calda, e em seguida, despeje a mistura do liquidificador.

– Leve ao forno preaquecido a 180º C, em banho-maria, por aproximadamente 1 hora.

– Após esse tempo, retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira.

– Depois de gelado, retire a forma da geladeira para desenformar. Se a sua forma por de alumínio, passe só um pouquinho pelo fogão para que derreta a calda que está no fundo. Se for de outro material, como cerâmica, coloque a forma sobre um recipiente com água quente.

– Prontinho! Agora é só desenformar e saborear o pudim de tapioca! Vai ser sucesso!

Recomendadas
Pela Web