Poutine: receita de batata frita com molho de carne e queijo

Batata frita com pedaços de queijo coalho regada a um molho cremoso irresistível de carne: venha ver como fazer poutine!

Poutine: já ouviu falar? Trata-se de mais uma das variedades de receitas de batata, mas com a participação especial de um molho gravy, feito com caldo de carne, e irresistíveis pedaços de queijo. Essa gostosura típica do Canadá é comumente servida como petisco, e se você achava que não tinha como a batata frita ficar ainda mais sensacional, venha ver como levar esse prato originário de Quebec, cidade canadense, para a sua cozinha. Seus convidados vão pensar que foi difícil fazer essa maravilha, mas fica entre a gente esse segredinho: é mais fácil do que você imagina. Confira!

Poutine salpicado com cheiro verde

Batata frita com molho de carne, queijo coalho e salsinha

Ingredientes

1 kg de batatas
600 g de queijo coalho
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 xícaras (chá) de caldo de carne
3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de molho inglês
cheiro-verde a gosto (opcional)
sal e pimenta-do-reino a gosto

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Poutine servida em um prato

Prato com poutine: batata frita, molho gravy e queijo coalho

Modo de preparo

Lave as batatas, descasque-as e corte em tiras finas — no formato de batata frita que a gente já conhece. Em seguida, deixe as tiras de molho em um recipiente com água fria. Enquanto isso, hora de fazer o molho!

Para fazer o molho gravy, você vai seguir basicamente uma técnica simples para engrossar molhos: em uma panela, coloque a manteiga e, assim que estiver derretida, acrescente a farinha de trigo e vá misturando até ficar com uma coloração dourada (cerca de 3 a 5 minutos).

Após esse tempo, adicione à panela os seguinte ingredientes: o caldo de carne, o alho, o molho inglês, o sal e a pimenta-do-reino, e vá mexendo sem parar até a mistura ferver e adquirir consistência mais grossinha. Se for necessário, corrija o sal. Reserve em seguida.

Quanto ao queijo coalho, basta cortá-lo em cubinhos e reservar.

Agora, basta fritar as batatas em óleo quente e colocá-las sobre o papel-toalha para absorver o excesso de gordura.

Coloque as batatas fritas no recipiente onde irá servir, adicione pedaços de queijo coalho e finalize com uma quantidade generosa de molho por cima! Lembre-se de que o molho deve estar quente, e se for necessário, aqueça-o no fogão antes de despejá-lo sobre as batatas. Finalize salpicando cheiro-verde.

Prontinho! Viu como é fácil? Perfeita para servir com uma cerveja gelada! Você ainda pode incrementar a poutine com pedaços de bacon frito ou até mesmo pedaços de filé mignon.

Poutine servida em um prato

Batata frita com molho gravy e pedaços de queijo coalho

Confira também:

Batata dominó: o que é e como fazer

Batatas Anna: o que são e como fazer 

Dicas fantásticas para uma batata frita perfeita

Batata frita sem fritar: como fazer

Poutine em uma caixinha de papelão

Poutine servida em caixinha de papelão

Recomendadas
Pela Web