Peixes e frutos do mar na Páscoa: confira ideias para economizar

Confira ideias para economizar e fazer receitas deliciosas com peixes e frutos da mar na Páscoa!

Verão, praia, Brasil. O consumo de peixe já cresce bastante nessa época do ano em todas as regiões do país, principalmente por ser um tipo de carne leve, muito adequada para o clima mais quente. Durante a Quaresma e a Semana Santa, a procura pelo pescado para as mais diversas preparações culinárias aumenta ainda mais, devido às tradições religiosas do Brasil. E que tal inovar nessa Páscoa e promover também a diversidade de sabor no seu cardápio? Com certeza a família e os amigos vão adorar essa ideia! O peixe é um alimento muito rico em nutrientes, tem baixo teor de gordura saturada, é rico em ácidos graxos e ômega-3. Confira ideias para garantir seus peixes e frutos do mar na Páscoa!

Sardinha: opção econômica e deliciosa

Sardinha: opção econômica e deliciosa

Sardinha: uma opção econômica e deliciosa

No blog do TudoGostoso, você encontra um post especial que escrevi ano passado, sobre a escolha do melhor peixe para esse período do ano. No TudoGostoso você encontra boas alternativas de receitas com peixes baratos e fáceis de encontrar nas peixarias do Brasil todo nessa época. A sardinha, por exemplo, muito consumida na versão em lata no Brasil, é uma ótima opção para deixar seu prato cheio de sabor e seu bolso mais feliz. No site do TudoGostoso tem várias ideias de receitas com sardinha, dignas de um almoço de Páscoa para receber toda a família e os amigos, como a fritada de sardinha e a sardinha à baronesa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Cuscuz: você pode colocar os ingredientes de sua preferência

Cuscuz: você pode colocar os ingredientes de sua preferência

Cuscuz de camarão: rende bastante e é delicioso

Outra ideia boa para economizar nessa Páscoa é o cuscuz. Ele pode ser preparado com sardinha, cação, camarão ou até mesmo vegetariano, apenas com ingredientes como vagem, ervilha, milho, tomate, palmito, ovos (ou até mesmo sem ele, no caso da versão vegana do prato). O cuscuz de camarão é uma ótima opção para quem ama esse ingrediente, mas costuma não inclui-lo nas preparações por conta de seu alto preço, pois você pode acrescentar diversos legumes para fazer o prato render.

Torta de sardinha

Torta de sardinha

Tortas, salpicão e saladas: deliciosas e fáceis de fazer

Por fim, as tortas, salpicões e saladas são ótimas alternativas para quem quer investir no pescado, mas a grana anda curta e a família é grande. Na tradicional receita de torta de liquidificador de sardinha você também pode substituir o ingrediente principal por atum, camarão ou outro peixe disponível na sua cidade e com preço bom. O peixe também pode ser colocado em saladas, salpicões e maioneses, no lugar do frango, por exemplo. Fica igualmente delicioso e a cara dessa festa! As massas com bacalhau, camarão ou outros tipos de peixes desfiados também ficam uma delícia e é uma pedida leve e econômica.

Peixes frescos: saiba escolher

Peixes frescos: saiba escolher

Como escolher os peixes

Quanto aos cuidados na hora da compra, é muito importante lembrar de pegar o peixe fresco por último no mercado e prestar atenção no seu aspecto: as escamas devem estar brilhantes e o odor tem que ser suave. Quanto ao congelado, é fundamental descongelar o peixe dentro da geladeira, para que eles não desenvolvam micro-organismos. Na hora da compra, não leve se o peixe estiver com água acumulada ou cristais de gelo na embalagem, pois pode indicar que já houve descongelamento anterior. No TudoGostoso você encontra mais ideias de preparações com peixes e frutos do mar para essa época do ano. Aproveite a criatividade para inovar também, substituindo ingredientes e dando o seu toque ao menu!

Recomendadas
Pela Web