Enoturismo em Portugal: conheça mais sobre a Rota de Vinhos Verdes no país

Conheça o roteiro de Vinhos Verdes, obrigatório pelos apaixonados por vinhos que planejam a próxima viagem à Europa!

A região dos Vinhos Verdes, em Portugal, é o roteiro certo para quem ama vinhos.

A região dos Vinhos Verdes, em Portugal, é o roteiro certo para quem ama vinhos.

Se você sonha em conhecer a Europa e é apaixonado por vinhos, Portugal deve ser o destino ideal para você. Além de conhecer as etapas do processo produtivo do vinho, os sabores e aromas diversos, é fundamental conhecer também a história desta atividade agrícola nas regiões, bem como a gastronomia e combinação de sabores, tudo isso em torno da natureza exuberante. Vem conhecer uma das melhores rotas de vinho de Portugal, a dos Vinhos Verdes, e programe sua próxima viagem!

História de Portugal e Vinhos Verdes

É interessante destacar que a fundação de Portugal começou pelo norte, com as famílias nobres que ajudaram os reis na conquista do território. Por este motivo, é justamente no norte, onde se produzem os Vinhos Verdes, que são encontrados os solares e casas senhoriais, especialmente nas cidades históricas como Braga, Guimarães e Viana do Castelo. Estas cidades possibilitam, inclusive, a apreciação do gótico português, sobretudo em Braga, com destaque para o Bom Jesus do Monte, bem como a visita a vários museus, com destaque ao Museu Alberto Sampaio e ao antigo convento que inclui a Igreja da Oliveira em Guimarães.

Terminar a viagem sob a famosa Casa do Arco, onde poderá degustar vários pratos amigos dos Vinhos Verdes vai render ótimas lembranças. Além de monumentos e uma paisagem única, a região cidade conta com um dos conjuntos arquitetônicos medievais de Portugal mais bem conservados e considerado, inclusive, patrimônio mundial pela Unesco em 2001.

Praias, rios e serras!

Cheia também de encantos naturais, a Região de Vinhos Verdes conta com praias paradisíacas, como Moledo e Cabedelo, que apresentam condições excelentes para a prática de modalidades como kitesurf e windsurf.
Se prefere um programa mais light ou especial a dois, a serra é destino certo. As da região d’ Arga, Aboboreira, Montemuro, Alvão e Gerês são cheias de paisagens marcantes e programas especiais de degustação de Vinhos Verdes e gastronomia.

Solar de Serrade

Solar de Serrade

Os rios também chamam atenção: Ponte da Barca e Ponte de Lima são lugares estratégicos para apreciar a paisagem do Rio Lima. Já às margens do Rio Minho, por ser local propício para o cultivo da casta Alvarinho, vários Vinhos Verdes deliciosos podem ser apreciados, em uma das regiões mais belas de Portugal.
Um roteiro para amante de vinho nenhum botar defeito e que, com certeza, vai fazer você querer visitar de novo!

Sugestões de hoteis

Amarante/Guimarães: Monverde Hotel
Braga: Hoteis do Bom Jesus 
Viana do Castelo, Pousada de Santa Luzia 

vinho_verde_logo      vinhos_de_portugal_logo

Recomendadas
Pela Web