Como preparar kefir caseiro em poucos passos

Aprenda a preparar essa bebida rica em benefícios à saúde!

Kefir de leite

O kefir preparado com leite de vaca é uma verdadeira fonte de nutrientes e benefícios ao nosso organismo!

Você já ouviu falar no kefir? Muitas pessoas o confundem com a coalhada, por causa de sua aparência muito semelhante. Há também quem pense que o kefir é feito do puro iogurte, mas também não é por aí! Na verdade, o kefir é um fungo que provoca a fermentação quando entra em contato com o leite de vaca, produzindo uma bebida com grãos espessos riquíssimos em propriedades probióticas. As bactérias e micro-organismos trazem diversos benefícios à nossa saúde, tratando não só da flora intestinal como também ajudando a fortalecer o metabolismo.

Claro que, para se beneficiar das propriedades do kefir, é necessário consumir a bebida diariamente, sem medo de ser feliz!

E que tal preparar o seu próprio kefir em casa? Atualmente, existem três tipos: o kefir de chá, de água e o de leite.

Hoje, nós do TudoGostoso vamos te ensinar a preparar essa bebida tão nutritiva e tão rica em benefícios à nossa saúde utilizando leite! Vamos ao passo a passo:

Para preparar o  kefir de leite, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Escolha o leite que mais te agradar: o de soja, o semidesnatado ou o integral

Grãos de kefir

Kefir caseiro feito de leite:

Kefir caseiro

O kefir leva poucos ingredientes e o seu preparo é simples

O modo de preparo do kefir é supersimples, porém é necessário ter atenção às medidas!

Utilize 1 colher (sopa) dos grãos de kefir para cada meio litro de leite morno. Lembrando que, quando cultivados da maneira correta, os grãos de kefir praticamente dobram seu tamanho, então é necessário ficar atento ao tamanho do pote onde eles serão armazenados.

É preciso atenção também em relação ao material utilizado para o preparo do seu kefir. É importante que eles não sejam de alumínio nem de nenhum tipo de metal,  já que esses materiais podem danificar as propriedades dos fungos e acabar com todos os benefícios do kefir.

Em um pote de vidro com tampa de rosca, coloque os grãos de kefir (lembre-se: 1 colher de sopa dos grãos para cada meio litro de leite morno) e adicione o leite.

Agora, tampe o pote com a ajuda de um pano limpo. Isso mesmo, um pano! Esse processo é importante, já que uma tampa comum não permite que entre ar dentro do pote, o que pode fazer o seu leite azedar. Ao utilizar um pano limpo, a entrada de ar fica bem mais fácil! Utilize um elástico para prender o pano ao pote.

Guarde esse pote em um lugar escuro por 24h. Ah! Lembre-se: não o guarde na geladeira! A baixa temperatura não permite que o processo de fermentação aconteça.

Depois do tempo marcado, abra o pote e coe o leite. Lembre-se de utilizar uma peneira de plástico e não de metal!

Com o auxílio de uma colher, vá removendo os fundos e coando o leite até extrair bastante líquido.

Esse líquido deve ser armazenado em outro pote de vidro assim que for coado.

Pronto! Sua bebida kefir está prontinha para ser consumida. Há quem prefira adoçar com açúcar ou colocar canela. Se quiser uma consistência mais firme, semelhante à consistência do iogurte, coloque por algumas horas na geladeira e pronto!

Lembra dos grãos de kefir que foram coados? Nada de jogá-los fora! Repita o processo com os mesmos grãos utilizados para produzir uma nova bebida kefir!

 

Recomendadas
Pela Web