Aligot: aprenda a preparar o famoso purê de batatas com queijos

Aprenda a preparar este purê de batatas com queijos que está fazendo sucesso nas redes sociais!

Purê de batatas com queijos: conheça o aligot

O aligot é um purê de batatas com queijos supercremoso!

Você com certeza já viu esta belezinha chamada aligot rolando nas redes sociais e encantando todo mundo! Isso porque esse não é um simples purê tradicional de batatas e leite, não! Além da batata, que nós já amamos muito (muito mesmo!), essa maravilha leva ainda dois diferentes tipos de queijo, que fazem o purê ganhar esta textura estilo “puxa-puxa”, que só o ingrediente pode trazer! Ai, ai…

O aligot é um acompanhamento incrível para carnes bovinas e está fazendo tanto sucesso por um único motivo: ele é saboroso demais!

Ficou com vontade de aprender a preparar essa maravilha de batatas com queijo? Então dá só uma olhadinha neste passo a passo para prepará-la sem erros!

Para preparar o aligot em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

1 kg de batatas

75 g de manteiga

sal a gosto

4 colheres (sopa) de creme de leite

300 g de queijo minas ralado

300 g de queijo gruyère ralado

Modo de preparo:

A primeira dica é seguir todas as medidas rigorosamente! Um pouquinho a mais de cada ingrediente pode fazer seu aligot desandar, e você não quer isso!

Em uma panela, coloque as batatas com a casca, 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal (coloque 1 colher de sal para cada 2 litros de água) e deixe a água ferver bem.

Para ter certeza de que as batatas já estão no ponto de purê, observe as cascas de cada uma delas. Se as cascas estiverem com rachaduras, as batatas chegaram ao ponto certo, e está na hora de desligar o fogo. Agora, descasque as batatas. Se preferir, descasque-as ainda quentes para que a casca saia com maior facilidade.

Passe as batatas descascadas para outra panela e, com a ajuda de um garfo ou um espremedor de batatas, amasse-as formando um purê.

Ligue o fogo e acrescente o creme de leite e só comece a mexer quando ele estiver quente.

Quando notar que o creme de leite já está quente, abaixe o fogo e comece a mexer o purê até que o creme de leite esteja completamente incorporado.

Ainda em fogo bem baixo, vá adicionando os dois tipos de queijo ralado aos poucos e mexendo. Quando uma porção do queijo derreter, coloque mais uma porção e misture até que ela derreta. Lembre-se de colocar porções pequenas e com delicadeza.

Para ter certeza de que seu aligot está pronto, puxe a colher para cima. Se ele estiver com aquela consistência de “puxa-puxa”, apague o fogo.

Espere esfriar um pouco e pronto! É só se deliciar!

Recomendadas
Pela Web