5 dicas para uma ceia de natal mais light

Sabor e saúde podem andar juntinhos, sim! A sua ceia de natal vai ser prova disso com as dicas que separamos!

A ceia de natal não é o melhor cenário para começar uma dieta, não é? Afinal, as tentações estão por todos os lados! Rabanadas, panetones, pernil, farofa… Com tantos pratos deliciosos, é sempre bom priorizar opções mais saudáveis para começar o próximo ano com a saúde (e a balança) em dia.

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Quer preparar um jantar menos calórico sem abrir mão do sabor? Então confira nossa lista com 5 dicas para uma ceia de natal mais light!

Carne magra
Você sabia que entre todas as carnes tradicionais da ceia de natal o peru é a mais magra? Por outro lado, o tender é a mais gordinha! Uma fatia de aproximadamente 100g dessa carne tem 260 calorias! E convenhamos, você não quer comer só uma fatia, você quer comer 15! Experimente esse ano ficar só no peru assado, de preferência sem pele, cubra-o com bastante vinho antes de levá-lo ao forno e tempere com as suas especiarias favoritas! Uma outra boa opção de carne magra que é bacana investir é o pato. Dá só uma olhadinha nessa receita de pato recheado e vê se não vale a pena ter essa belezinha na sua ceia!

Farofa do bem
Ceia sem farofa é quase piu-piu sem Frajola, é inaceitável. Nada de riscá-la da sua lista de natal! Que tal preparar uma farofa com farelo de aveia ou até mesmo feita com cereal? Garantimos que fica tão gostoso quanto a tradicional. Para torná-la ainda mais “fit”, substitua o bacon e a linguiça por opções mais saudáveis como cenouras raladas, ervas frescas, azeitonas, uva-passa e em temperos a vontade como alho e cebola. Não faltam opções para deixar sua farofa super saudável!

Bebidas moderadas 
Com a chegada do final do ano, é comum brindarmos novos projetos, planos e esperanças para o próximo ano que se aproxima! Se você costuma aproveitar a data para se jogar nas bebidas, tente maneirar nesse ano! Afinal, não adianta nada se alimentar super bem na ceia e ingerir tanto álcool no final da noite. Se quiser apostar em uma opção mais saudável e com menos calorias, aposte nos espumantes. Sucos de diferentes frutas também podem ser incluídos no cardápio para manter seus convidados bem hidratados!

Rabanadas!
A rabanada é mais importante no natal que o próprio papai noel. Isso por que ela é gordurosa, açucarada, suculenta, quentinha… Que delícia, meu Deus! Foque no objetivo: uma ceia mais light! Para não deixar a rabanada de fora do cardápio esse ano, que tal prepara-la de uma maneira mais saudável? O açúcar comum pode ser substituído por açúcar mascavo, o leite condensado por mel, o leite por suco de uma fruta que mais gostar e ao invés de fritar você pode assá-la! Vale recorrer a tudo para não deixar de comer rabanada nesse natal!

Atenção aos carboidratos!
O ideal para uma ceia mais light é escolher apenas uma opção de carboidrato para compor seu jantar. O mais famoso e querido de todos é o arroz, claro! E que tal substituir o tradicional arroz branquinho pelo arroz integral e deixá-lo super colorido como o arroz à grega? Você pode incluir castanhas e amêndoas, que estimulam naturalmente a saciedade e vão te deixar satisfeito rapidinho! Outra opção legal é o arroz de couve-flor, que é super fácil de fazer e mega saudável! Acompanhado de um bom azeite e saladinha de legumes então, hum… Fica demais!

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