Fritada de batatas com cebola: confira a receita

Confira como é fácil fazer uma fritada de batata e cebola maravilhosa, deixando seu almoço delicioso utilizando poucos ingredientes.

Aposte na fritada para deixar seu almoço ainda mais delicioso!

Deixe seu almoço mais gostoso com essa deliciosa receita de fritada!

Fritada, mas também pode chamar de frittata: uma receita típica das terras italianas e que vai conquistar um espacinho no seu cardápio do almoço — ou até do lanche! Remetendo à clássica receita de tortilla da Espanha, a fritada nada mais é do que uma espécie de omelete feita à base de batata e cebola, na qual esses simples ingredientes garantem uma consistência deliciosa e saborosa quando somadas ao ovo.

O melhor de tudo é que você precisa apenas de 5 ingredientes básicos que você tem aí, na sua casa, para fazer essa maravilha. Começando na frigideira e tendo seu gran finale no forno — algo que a diferencia da tortilla, que é feita apenas no fogo —, vem conferir como fazer mais essa receita deliciosa e prática com ovo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A fritada cai muito bem tanto em almoço quanto em lanches, rendendo bastante!

A fritada, além de render bastante, é uma ótima opção tanto para o almoço, quanto para o lanche.

Ingredientes

2 batatas

1 cebola

5 ovos

1/4 xícara de azeite

sal e pimenta-do-reino a gosto

Antes de mais nada, vale a pena relembrar que a receita começa na frigideira e é finalizada no forno. Por isso, se a sua frigideira não for própria para ir ao forno, não se preocupe: você pode começar fazendo na frigideira normal e, no momento necessário, passar para o refratário que vai ao forno. Pode deixar que vamos te explicar direitinho!

A frittata conta com ingredientes bem simples, além de ser de fácil preparo.

Com ingredientes bem simples você pode fazer uma frittata saborosa e digna de muitos elogios!

Modo de preparo

Para fazer a fritada é bem simples! Comece lavando as batatas e, logo após, descascando-as — reaproveite as cascas para fazer deliciosas receitas. Em seguida, com o auxílio de uma mandolina, descascador de legumes ou faca, faça rodelas finas de batata — mas com cuidado para não se machucar, hein!? Reserve as batatas.

Agora, corte as cebolas: faça rodelas em formato meia-lua não muito finas e nem muito grossas. Reserve-as em seguida.

Em uma frigideira em fogo médio, coloque o azeite e espalhe as rodelas de batata. Com o auxílio da espátula, mexa bem as batatas para que todas possam ficar bem besuntadas com o azeite e deixe ali por cerca de 5 minutos.

Em seguida, adicione a cebola, misture muito bem e deixe fritar até que a batata cozinhe, ficando com uma consistência macia, e a cebola fique douradinha. Mas lembre-se de ir mexendo de vez em quando para não queimar.

Enquanto nossa mistura está na frigideira, quebre os ovos em um recipiente e, com um auxílio de um garfo, bata-os muito bem até a gema e a clara estarem completamente misturadas. Polvilhe sal e pimenta-do-reino a gosto, mexa e reserve em seguida.

Batatas cozidas e cebolas fritinhas, despeje os ovos bem batidos sobre elas. Mas, se a sua frigideira não puder ir ao forno, transfira a mistura da frigideira para o refratário e, aí sim, despeje os ovos sobre a mistura.

Se desejar, espalhe mais uma pitade de pimenta-do-reino por cima e demais temperos que desejar: vale manjericão, orégano, salsinha, cebolinha, ou até mesmo queijo ralado ou pedaços de presunto, tomate, calabresa ou bacon fritos.

Em seguida, basta levar a frigideira (ou o refratário) ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 10 a 15 minutos, e prontinho: já pode tirar sua fritada do forno e servi-la!

Com uma receita simples, prática e deliciosa dessas, com certeza a fritada vai ser sucesso nos seus almoços. Bom apetite!

Incremente a fritada com ingredientes e temperos de sua preferência.

Solte a criatividade e incremente a sua fritada e deixa-a ainda mais gostosa com temperos e ingredientes de sua preferência.

 

Recomendadas
Pela Web