Fondue de cerveja e cheddar: como fazer

Confira como essa bebida pode fazer toda a diferença para um fondue de cerveja e cheddar delicioso — e o melhor de tudo: bem fácil de ser feito!

Engana-se quem pensa que fondue é resumido apenas aos doces, como o fondue de chocolate! Como você já viu por aqui, existem diferentes tipos de fondue — sendo o mais clássico deles o de queijo. Mas você já se deparou com um fondue de cerveja e cheddar que consegue unir o melhor dos dois mundos?

Se você costumava servir fondue acompanhado de um vinho ou uma cervejinha gelada, viemos te provar como a cerveja pode te surpreender, sendo um ingrediente especial que vai tornar seu fondue pra lá de gostoso. Chega mais!

Panela de fondue com cheddar sobre uma mesa com torrada, queijo e vinho

Mesa com queijo, torradas, vinho e uma panela de fondue com cheddar

Ingredientes

230 g de queijo cheddar em lascas
100 g de queijo americano
1 xícara (chá) de cerveja light
2 colheres (sopa) de maisena
30 ml de água fria
1/2 colher (chá) de caldo de galinha
1 dente de alho

Torradas mergulhadas no fondue de queijo

Torradas mergulhadas no fondue de cheddar e cerveja

Modo de preparo

Comece partindo o alho ao meio e passando seu lado cortado por todo o interior da panela de fondue (tanto o fundo quanto os lados). Em seguida, descarte o alho utilizado.

Logo após, em fogo médio, acrescente a cerveja e o caldo de galinha e mexa até ferver.

Em um recipiente à parte, dissolva a maisena na água e, em seguida, adicione-a aos poucos à panela de fondue, misturando sempre com uma colher de pau até engrossar e começar a borbulhar. O segredo para não talhar é ir mexendo à medida que for despejando a maisena dissolvida!

Agora, a hora mais esperada: adicionar os queijos! Com o fogo baixo, vá, aos poucos também, adicionando os queijos, mexendo sempre até que derretam todos.

Assim que derreter tudo, coloque a panela de fondue sobre um réchaud e sirva imediatamente! Vale lembrar que, enquanto estiver sobre o fogo, o fondue irá engrossando. Se você não tiver um réchaud, use uma panela normal, mas você terá de aquecer o fondue de vez em quando, sem deixar queimar.

Fondue de cheddar servido com vinho e torradas

Fondue de cheddar servido com torradas e vinho

Fondue de cerveja e cheddar combina com…

… combina com torradas tradicionais ou temperadas, pedaços de filé mignon, pedaços de frango, fatias de calabresa frita ou até buquês de brócolis, por exemplo. Experimente espetá-los em palitinhos de madeira ou garfos próprios para fondue e mergulhá-los no fondue para saborear o resultado incrível!

Fondue de queijo com servido com torradas

Fondue de cheddar servido com legumes e torradas

Recomendadas
Pela Web