Fios de ovos: confira a receita

Você sabe como são feitos os fios de ovos? Venha ver como é simples fazer essa decoração que faz sucesso em tantos doces — e tem gostinho de infância!

Fios de ovos provavelmente devem ter sido uma daquelas decorações de doces que você encontrava bastante quando era criança, não? Aquele emaranhado de fiozinhos amarelos espalhados por bolos de aniversário, pães doces e até mesmo peru consegue deixar qualquer prato ainda mais bonito. Mas você sabe como eles são feitos? Se você tinha curiosidade em saber como são formadas essas delícias amarelas, venha conferir a receita de fios de ovos!

Pães doces decorados com fios de ovos

Pães doces enfeitados com fios de ovos

Ingredientes dos fios de ovos

12 gemas
1 litro de água
1 kg de açúcar
1 colher (café) de essência de baunilha

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Prato com fios de ovos

Fios de ovos em um prato ao lado de um garfo

Modo de preparo

Após separar as claras das gemas, passe as gemas pela peneira para retirar a película. Isso vai evitar que os fios fiquem com gosto e aroma forte de ovo. Ah, e uma dica: evite forçar a passagem da gema com uma colher, ok? Do contrário, a película poderá passar junto. Reserve em seguida.

Em uma panela, coloque a água, o açúcar e a essência de baunilha, misture e deixe ferver em fogo alto. Assim que abrir fervura, hora de adicionar as gemas! Para isso, você pode utilizar tanto um funil próprio para fios de ovos quanto uma manga de confeiteiro com o bico bem fino.

Coloque em fogo médio e, rapidamente, vá fazendo movimentos circulares com o funil (ou a manga) sobre a calda na panela. Quanto mais rápido fizer os movimentos, mais finos os fios ficarão. E não precisa ter pressa, viu: vá adicionando as gemas aos poucos.

Assim que os fios estiverem firmes, retire-os com o auxílio de uma escumadeira e coloque-os sobre uma peneira para escorrer o excesso da calda.

Para separar os fios, você pode molhar as suas mãos (limpas, hein?!) em água fria e ir separando com os dedos: seus fios de ovos estão prontos para enfeitar suas receitas!

Funil próprio para fios de ovos sendo utilizado para adicionar as gemas à calda na panela

Gema sendo adicionada à panela com o auxílio de um funil próprio para fios de ovos

Confira também:

Maneiras de aproveitar as claras: confira receitas doces

5 modos de aproveitar as gemas dos ovos

Como saber se o ovo está estragado

Fios de ovos com calda e cereja

Fios de ovos com calda e decorados com cerejas

Recomendadas
Pela Web