Filé à presidente: como fazer essa receita deliciosa

Suculento e delicioso: confira como fazer o filé à presidente!

Filé mignon: carne supermacia com a qual é possível fazer incríveis receitas, como filé mignon ao molho de gorgonzola e filé mignon ao molho madeira e champignon. Mas você já experimentou dar uma variada no preparo desse corte? Hoje o TudoGostoso vai te ensinar como surpreender seus convidados com uma receita de filé à presidente, que conta com queijo ralado e um molho de vinho tinto. Delicioso, né? Confira os ingredientes completos e o modo de preparo a seguir:

Filé à presidente

Filé à presidente

Ingredientes do filé à presidente

1 kg de filé mignon
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de azeite
queijo ralado a gosto

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Molho

fatias de bacon a gosto
1 cebola picada
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher (sopa) de uvas-passas
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de manteiga gelada

Filé à presidente com batatas

Filé à presidente com batatas

Modo de preparo

Comece temperando o filé com sal, pimenta-do-reino e temperos de sua preferência e deixe descansando para apurar os sabores por cerca de 2 horas.

Em seguida, em uma panela quente, coloque o óleo e  e vá selando o filé de todos os lados, polvilhando um pouco de açúcar por toda a peça para ajudar a dourar.

Quando a carne estiver dourada, retire-a da panela e faça alguns cortes superficiais sobre a carne — ou seja, sem cortá-la até o fim.

Em seguida, polvilhe queijo ralado por cima, coloque a carne em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 15 minutos.

Molho

Enquanto a carne assa, hora de fazer o molho! Na mesma panela onde você selou a carne, coloque as fatias de bacon e a cebola. Quando o bacon já estiver frito e a cebola dourada, adicione o vinho tinto e misture até o vinho começar a reduzir.

Quando o vinho já tiver reduzido um pouco, acrescente o creme de leite e as uvas-passas e misture bem. Em seguida, adicione a manteiga gelada e vá mexendo até adquirir um molho mais consistente.

Assim que o molho estiver pronto, desligue o fogo e reserve.

Retire a carne do forno, despeje o molho por cima e voilà: seu filé à presidente está prontinho para ser saboreado! Bom apetite!

Dicas: em vez de colocar o molho após a carne sair do forno, você também pode optar por selar a carne, colocar o queijo e reservá-la, fazer o molho, despejar o molho sobre a carne reservada e, aí sim, levar a assadeira ao forno por alguns minutos. O resultado também fica incrível, e você ainda pode incrementar colocando algumas batatas para assar junto. Com certeza vai ser sucesso!

Veja também:

Conheça os cortes de carne vermelha

Filé mignon ao molho madeira: confira a receita clássica

5 erros que você comete quando prepara carne vermelha

 

Recomendadas
Pela Web