Feijoada de legumes: como fazer

Feijoada de legumes: já experimentou? Vem ver como essa saborosa feijoada pode impressionar seu paladar e surpreender até quem não é vegetariano!

Receita de feijoada de legumes: como fazer

Veja como fazer feijoada de legumes: receita saudável e cheia de nutrientes!

Feijoada é um dos pratos preferidos dos brasileiros! Além de unir todo o tempero e sabor do feijão, ela também tem seu toque especial com as carnes. Mas e os vegetarianos? Ficam sem comer? Calma: tem solução — e das boas.

A feijoada de legumes surgiu para não deixar ninguém de fora dessa festa! Com muito sabor, assim como a feijoada tradicional, as carnes são trocadas por queijos, carne vegetal e legumes cozidos bem temperadinhos, resultando em um prato maravilhosamente gostoso — e irresistível a ponto de encantar até o paladar de quem não é vegetariano. Se você preferir, pode optar somente pelos vegetais.

Quer saber como surpreender? Anote os ingredientes!

Ingredientes da feijoada de legumes

– 2 e 1/2 xícaras de feijão (de sua preferência: carioquinha, branco, preto)

– 2 cenouras médias cortadas em palito

– 1 berinjela grande cortada em tiras com casca

– 1 chuchu cortado em palito

– 1 lata de salsicha vegetal cortada em cubos

– 1 lata de carne vegetal em pedaços

– 150 g de ricota defumada em cubos pequenos

– 250 g de queijo provolone cortado em cubos

– 3 dentes de alho

– 1 folha de louro

– 1 cebola

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

Sirva a deliciosa feijoada de legumes acompanhada de um arroz feito na hora!

Com legumes de sua preferência, a feijoada de legumes fica deliciosa servia com um arroz fresquinho!

Modo de preparo

– Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão por cerca de 30 minutos, juntamente com a folha de louro. Caso opte por utilizar a salsicha e a carne vegetal, coloque-os junto no cozimento.

– Em seguida, adicione os legumes devidamente picados até que fiquem cozidos.

– Enquanto os legumes estão cozinhando no feijão, prepare o tempero. Em outra panela, coloque óleo (ou azeite) e refogue a cebola, o alho e a ricota — que vai dar um sabor incrível!

– Após o refogado estar douradinho, misture-o ao feijão com os legumes. Adicione também o sal e a pimenta-do-reino.

– Deixe cozinhar por mais alguns minutos, e para finalizar, adicione o queijo provolone. Quando ele começar a derreter, será o sinal para desligar o fogo. E voilà: está pronta essa feijoada, feita no capricho!

Adicione os legumes que quiser

O bom dessa feijoada é que você pode incluir os legumes de que mais gostar! Vale abóbora partida em pedaços grandes, abobrinha, beterraba, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e até a clássica batata ou batata doce. No tempero, cebolinha, salsa e salsinha também são muito bem vindos. Os vegetais são cheios de nutrientes, como você pode conferir em 6 benefícios da abóbora para a saúde, 4 benefícios da couve-flor e 5 benefícios da beterraba.

Recomendadas
Pela Web