Doce de leite vegano: receita fácil e deliciosa

Confira como é fácil fazer um delicioso doce de leite vegano que tem consistência e sabor tão gostosos quanto o tradicional!

Doce de leite é um dos doces preferidos dos brasileiros! Seja ele puro, com nozes, com coco ralado ou outro ingrediente, esse doce é uma delícia clássica do Brasil. A boa notícia é que os veganos não precisam abrir mão dele, pois fazer doce de leite vegano é bem fácil! O TudoGostoso vai te ensinar o passo a passo para você incrementar seus doces veganos com doce de leite vegano!

Receita de doce de leite vegano no pote

Doce de leite em um pote

Ingredientes do doce de leite vegano

2 polpas de cocos grandes
5 xícaras (chá) de água quente
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
4 gotinhas de essência de baunilha
uma pitada de sal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Receita de doce de leite vegano

Pote de vidro com doce de leite vegano

Modo de preparo

Para fazer leite de coco caseiro, bata no liquidificador 1 polpa de coco partida em pedaços com 2 e 1/2 xícaras (chá) de água quente.

Bata por cerca de 2 minutos, e em seguida, desligue o liquidificador e coe a mistura em uma jarra, reservando o leite. Você pode utilizar tanto uma peneira fina quanto um pano de algodão limpo para coar.

Ah, e não jogue fora o coco que restou na peneira não, ok? Ele pode render um coco ralado delicioso!

Em seguida, basta repetir o processo: coloque o restante da polpa de coco junto com o restante da água quente no liquidificador, e bata por cerca de 2 minutos. Em seguida desligue, coe a mistura e reserve o leite formado.

Leite de coco pronto, hora de fazer nosso doce de leite vegano! Em uma panela em fogo baixo, coloque o açúcar demerara e vá mexendo de vez em quando até derreter por completo.

Em seguida, adicione 120 ml do leite de coco e mexa até formar uma espuma. Assim que a espuma abaixar, adicione o restante do leite de coco. Agora é só deixar cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que queime.

O doce de leite vai estar no ponto quando der bastante espuma e quando for possível ver o fundo da panela ao passar a colher — assim como no brigadeiro.

E não se preocupe se achar que está muito mole: o doce de leite vai encorpando à medida que vai esfriando, ficando perfeito! Mas, se cozinhar demais, corre o risco dele ficar duro demais. Melhor não arriscar, né?

Agora é só adicionar a essência de baunilha e o sal, misturar e voilá! Desligue o fogo, coloque em um pote de vidro e deixe esfriar completamente. Depois é armazenar na geladeira e ele estará grossinho e pronto pra ser utilizado!

Receita de doce de leite vegano

Doce de leite servido em dois copinhos de vidro

Recomendadas
Pela Web