Dieta vegana, sem glúten e sem lactose: adaptando pratos tradicionais

Confira 3 adaptações deliciosas de pratos tradicionais: pão de queijo, torta de liquidificador e gazpacho!

O que mais apavora os bons amantes da comida é ficar sem comer seus pratos preferidos ou então não ter o prazer de experimentar as novidades da cozinha. Pois a boa notícia é que hoje em dia, por causa do grande número de pessoas com restrição alimentar e também daqueles que optam por seguir determinadas dietas, são muitas as versões de pratos tradicionais. Além de deliciosas, essas releituras se assemelham muito às receitas originais, no sabor e na textura, então vale super a pena apostar nelas. Hoje trago 3 adaptações de pratos leves sem glúten e sem lactose, ideais para o verão, para você inserir na sua dieta e aproveitar!

Pão de queijo vegano sem lactose

Pão de queijo vegano sem lactose

Pão de quê? (ou pão de queijo sem queijo!)

O pão de queijo é outro queridinho dos brasileiros, sobretudo dos mineiros. Talvez o pessoal de Minas renegue essa versão, mas a verdade é que muitas pessoas apaixonadas pelo tradicional pãozinho mineiro estão recorrendo a essa saída por conta da intolerância à lactose ou mesmo da opção pelo veganismo. O chamado “pão de quê” ou pão de queijo sem queijo leva polvilho, assim como na preparação tradicional, e algum tubérculo para dar a textura do pão e substituir o queijo, como mandioca, mandioquinha, batata-doce ou batata comum. O “pão de quê” tem o gosto bastante parecido com o do pão de queijo, pois o polvilho dá aquele toque mais azedinho ao salgado, típico do original. Além de tudo, a receita leva menos ingredientes e sai bem mais barata do que a convencional. No TudoGostoso, você pode encontrar a receita do “pão de quê” ou pão de queijo vegano. Vale a pena testar!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Torta de liquidificador sem glúten

Torta de liquidificador sem glúten

Torta de liquidificador sem glúten

Quem não gosta de uma boa torta de liquidificador que atire a primeira pedra! Para os adoradores dessa delícia que não podem ingerir glúten, a boa notícia é que já existem algumas versões mega parecidas com a tradicional e até mesmo mais gostosas. Uma das opções possíveis é trocar a farinha de trigo pela farinha de milho e farinha de aveia. Basta pegar uma receita de massa de torta de liquidificador clássica e, no lugar da medida de trigo, colocar farinha de milho (acrescentar mais caso seja necessário, já que a de milho é menos densa que a de trigo) e 1 colher de farinha de arroz integral para ajudar na liga. O recheio fica a critério do freguês, sempre atentando para os ingredientes que não contém glúten, para aqueles tem mesmo intolerância ao elemento.

Gazpacho: sopa fria à base de tomate

Gazpacho: sopa fria à base de tomate

Gazpacho sem glúten

O gazpacho é uma sopa fria à base de tomate, pepino e pimentão, muito consumida no verão dos países europeus como Portugal e Espanha e também no México e outros países da América Central. No Brasil, o hábito de tomar sopas frias não é dos mais comuns, ainda que seja um prato leve e perfeito para o clima quente do país. O tradicional gazpacho leva todos os vegetais crus e batidos: tomate, pimentão verde, pepino, cebola e alho. A sopa fria ainda temperos como azeite, vinagre de vinho branco e sal, além de
1 fatia de pão para dar consistência à mistura. No caso do gazpacho sem glúten, a dica é trocar o pão por um inhame pequeno. Além de dar um sabor delicioso, a sopa ainda fica mais light, saudável e com ar de tropical. Testado e aprovado! No TudoGostoso, você encontra a receita tradicional de gazpacho e pode substituir o pão pelo inhame.

Recomendadas
Pela Web