Como preparar batatas hasselback maravilhosas

O nome pode ser difícil, mas o seu preparo é mais simples do que imagina: vem conferir como fazer batatas hasselback super saborosas!

Simples de fazer, a batata hasselback é cheia de sabor.

Aposte na batata hasselback para um prato simples, fácil e super saboroso!

Feriadão chegando e já estamos ansiosos por esse dia de folga e de muita criatividade na cozinha. Afinal, nada melhor do que aproveitar esse tempo livre para reunir a família ou os amigos e mostrar todo o seu potencial culinário, não é mesmo? Faça sol ou faça chuva, nem o clima vai ser capaz de interferir no cardápio.

E já que o assunto é comida no feriado, trouxemos aqui uma dica de ouro que envolve batata – esse ingrediente que já mexe com nosso estômago e psicológico de tanta gostosura. “Ah, mas batata é bem tranquilo de fazer, muito comum” – não mesmo!! Ultrapassando as barreiras das batatas fritas, gratinadas, coradas, soutés e recheadas, chegamos ao tesouro: as batatas hasselback.

Adicione bacon, queijo ou outros ingredientes entre os cortes, dando ainda mais sabor.

O espaço entre os cortes permite que a batata fique com mais sabor, tornando-se ainda mais gostosa!

Se você nunca ouviu falar, não se preocupe porque ela vai passar a ser um nome constante na sua lista de favoritos. Além da bela apresentação, despertando aquela fome marota, é uma receita saborosa e fácil de fazer, ideal também para dar uma variada no cardápio do dia a dia.

Ficou curioso? Vem ver que é batata!

Do que precisaremos para fazer essa maravilha?

– 6 batatas de tamanho médio

– 2 colheres (sopa) de margarina

– 2 colheres (sopa) de azeite

– 1 colher (sopa) de cheiro-verde

– Pimenta-do-reino a gosto

– Sal a gosto

Catupiry, bacon, cheiro verde e queijo deixam a batata ainda mais saborosa.

Solte a criatividade e inove nos ingredientes que vão deixar a batata ainda mais suculenta!

Como preparar uma batata hasselback digna de elogios

– Antes de tudo, lave bem as batatas e seque logo em seguida. Uma boa higienização sempre é bem vinda, né?

– Essa parte é opcional: fica por sua conta descascar ou não as batatas. Afinal, queremos que ela fique de acordo com o seu gosto.

– Em uma panela com água e sal, coloque as batatas para cozinhar por 10 minutos.

– Agora um truque de mestre para deixar as batatas macias por dentro e crocantes por fora! Passados os 10 minutos, retire as batatas do fogo e as coloque de molho em um recipiente com água bem gelada, provocando uma espécie de “choque térmico”.

– Chegamos à parte de cortar as batatas, mas com um corte bem diferente. Você não irá cortá-las até o fim, pois a intenção não é parti-la em vários pedaços. Com a ajuda de uma colher de pau (ou até mesmo inserir um espeto na parte de baixo da batata) faça cortes de 1 em 1 cm ao longo da batata. Se fizer com a colher de pau, ela irá impedir que corte a batata até o fim, e se fizer com o espeto, ele impedirá que você corte até o final. Procure deixar 2 cm nas laterais da batata.

– Cortes feitos, hora de colocar as batatas em uma assadeira forrada com papel alumínio.

– Em um recipiente a parte, misture a manteiga derretida, o azeite, o cheiro verde bem picado, o sal, a pimenta-do-reino e os demais temperos e ingredientes que preferir.

– Pincele as batatas com a mistura do recipiente e leve ao forno médio preaquecido a 180º C por 20 minutos, ou até que esteja dourada.

Após passar esse tempo, você também pode incrementar sua batata hasselback, adicionando bacon frito, queijo parmesão ralado ou os demais ingredientes que desejar. Assim que acrescentá-los à batata, leve ao forno por mais 10 minutos para deixar gratinar. Em seguida, retire do forno e finalize com o cheiro verde. Vai ser espetacular!

Simples, rápido e muito gostoso! E você ainda pode incluir molhos deliciosos. Que tal investir nessa receita para o feriado?

Cuidado para não fazer os cortes até o fim da batata!

Na hora do corte, fique atento para não cortar até o fim, hein?

Recomendadas
Pela Web