Como fazer bolo fofinho: 4 dicas simples que fazem toda a diferença

Tem dúvidas sobre como fazer bolo fofinho? Não se preocupe que o TudoGostoso reuniu 4 dicas simples que vão te ajudar nessa missão!

Você sabia que os bolos são algumas das receitas mais acessadas pelos usuários do TudoGostoso? O bolo de cenoura é um dos mais queridos! Por aqui, já te demos muitas dicas úteis sobre essas delícias: o blog do TudoGostoso já te mostrou os principais erros que cometemos ao fazer bolo, como evitar fazer bolos solados e como manter o bolo fresquinho. Uma das qualidades mais apreciadas dos bolos é ser bem fofinho. Ninguém merece uma massa seca e dura, né? Por isso, vamos te mostrar a seguir 4 dicas valiosas sobre como fazer bolo fofinho. Confira!

Massa do bolo sendo preparada

Massa do bolo sendo preparada

Como fazer bolo fofinho

Temperatura ambiente a seu favor

A menos que esteja explícito na receita que precisam ser utilizados quentes ou gelados, procure utilizar os ingredientes em temperatura ambiente durante o preparo. Isso vai facilitar na hora de misturar os ingredientes, fazendo com que eles se incorporem por completo e deixem a massa lisa, homogênea e uniforme.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No caso da manteiga, adicioná-la à temperatura ambiente faz com que ela confira cremosidade e textura aveludada à massa. Já no caso do leite, a temperatura ambiente evita o choque térmico e reações indesejadas que podem até mesmo alterar a qualidade da massa. E quanto aos ovos, as claras em temperatura ambiente crescem no bolo, deixando a massa aerada e fofinha.

O velho truque de peneirar ingredientes secos

Parece algo supercomum, mas que faz toda a diferença! Peneirar os ingredientes secos ajuda a misturar os ingredientes por completo, retirando pedaços maiores dos ingredientes. Esse simples ato acaba contribuindo para deixar a massa mais homogênea e uniforme — e impedindo que se formem aqueles “gruminhos” de farinha de trigo mal misturada, por exemplo. A massa vai crescer que é uma beleza!

Farinha sendo peneirada

Farinha sendo peneirada

Misture delicadamente

Você provavelmente já deve ter lido isso em várias receitas de bolo aqui do TudoGostoso, né? Isso acontece principalmente quando a receita pede para você incorporar farinha de trigo, claras em neve e/ou fermento em pó. Mas tem uma explicação! Misturar delicadamente vai evitar que você elimine as bolhas de ar, que serão responsáveis pelo crescimento da massa e por deixá-la fofinha.

A ordem importa

No preparo do bolo, a ordem dos fatores altera o produto, sim! Para conquistar um bolo macio e fofinho, comece misturando a margarina e o açúcar até obter um creme homogêneo. Em seguida, é só adicionar os ingredientes secos e líquidos, alternando entre um e outro.

Outro ponto importante é deixar o fermento em pó para adicionar por último, pois, do contrário, isso pode interferir no crescimento do bolo. Ao adicioná-lo à massa, é só misturar delicadamente e levar direto pro forno devidamente preaquecido para que seu crescimento seja uniforme. E a dica de ouro é: não abra a porta do forno antes da hora, ok? A oscilação de temperatura pode interferir na qualidade do bolo.

Ingredientes secos e líquidos sendo intercalados

Ingredientes secos e líquidos sendo intercalados

Recomendadas
Pela Web