Como cozinhar grão-de-bico perfeitamente

Preparar um grão-de-bico com a textura perfeita parece um desafio? Seja na panela de pressão ou comum, confira como cozinhar grão-de-bico no ponto ideal!

Grão-de-bico é uma maravilha: rico em benefícios para a saúde, ele é fonte de proteína, sendo uma boa alternativa para quem busca proteínas de origem vegetal. Mas a galera não vegetariana também adora essa delícia: quem resiste a um empadão com massa de grão-de-bico, um bolinho de grão-de-bico ou à famosa pasta de grão-de-bico? Mas muita gente se atrapalha na hora do preparo dessa leguminosa. Como fazer para ela não ficar macia ou dura demais? O TudoGostosto vai te mostrar como cozinhar grão-de-bico perfeitamente!

Grãos-de-bico cozidos

Grãos-de-bico cozidos e temperados

Como cozinhar grão-de-bico perfeitamente

Seja ele feito na panela de pressão ou na panela comum, é importante lavar bem os grãos e, em seguida, deixá-los de molho em água fria por 12 horas. Isso vai hidratar os grãos, além de permitir que cozinhem mais facilmente e que fiquem todos com a mesma textura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Grão-de-bico na panela de pressão 

Se você optar por prepará-lo na panela de pressão, basta escorrer a água em que os grãos estavam de molho, colocá-los na panela e adicionar água até que fique cerca de 4 dedos acima dos grãos. Depois é só adicionar sal a gosto e um fio de azeite, tampar a panela e deixar cozinhar por 15 minutos após pegar pressão. 

Se você deixar mais de 15 minutos, os grão podem ficar macios demais e acabar se desfazendo. Mas se você quiser deixá-los com uma textura mais al dente, 10 minutos podem ser suficientes.

Grãos-de-bico de molho

Grãos-de-bico de molho em um recipiente com água

Grão-de-bico na panela comum

Mas se você tem receio de usar a panela de pressão, a panela comum também pode ser uma boa alternativa. Após lavar os grãos, deixá-los de molho por 12 horas e escorrer a água, basta colocá-los em uma panela e adicionar água até que fique em uma altura que corresponda ao dobro da quantidade de grãos.

Depois é só levar a panela em fogo médio e, assim que ferver, abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por cerca de 1 hora ou até que estejam macios. Após esse tempo é só escorrer a água e utilizar os grãos.

Veja também:

Grão-de-bico crocante: receita de petisco

Hambúrguer de grão-de-bico: passo a passo

Massa de grão-de-bico para tortas: simples e deliciosa

Salada de grão-de-bico

Salada de grão-de-bico

Recomendadas
Pela Web