Como cozinhar cogumelos: confira as dicas

Confira as dicas do TudoGostoso de como cozinhar cogumelos e dicas de receitas deliciosas com esse ingrediente!

Os cogumelos são cheios de benefícios para a saúde e têm se tornado um ingrediente cada vez mais utilizado no Brasil, principalmente com a popularização das dietas vegana e vegetariana. Eles são bem fáceis de preparar e podem dar aquele sabor extra às suas receitas. Se você nunca usou esse ingrediente nas suas receitas, mas quer experimentar, vem que o TudoGostoso te conta algumas dicas de como cozinhar cogumelos. Confira!

dicas para cozinhar cogumelos

Cogumelo na manteiga

Dicas de como cozinhar cogumelos deliciosos

Antes de mais nada, é importante saber mais algumas informações sobre os cogumelos: eles não podem ser lavados em água corrente ou deixados de molho. Isso porque eles absorvem a água facilmente, inchando e perdendo muito do seu sabor sutil e característico. Portanto, utilize um papel-toalha úmido ou uma escovinha de alimentos para limpá-lo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, é bom ter em mente que, apesar de parecerem grandes, os cogumelos murcham muito quando cozinham. Portanto, leve isso em consideração na hora de decidir a quantidade. Agora vamos aos modos de preparo!

dicas para preparar cogumelos

Cogumelos

Salteado na manteiga

Saltear os cogumelos na manteiga é, sem dúvidas, uma das técnicas mais usadas para cozinhá-los. É bem simples: coloque uma frigideira em fogo alto até ficar bem quente. Acrescente uma colher de sopa de manteiga e os cogumelos que podem ser fatiados ou inteiros. Frite rapidamente em fogo alto até dourar. Você ainda pode incrementar o preparo acrescentando molho shoyu, vinho branco e ervas aromáticas como alecrim e tomilho. Outra dica é sempre utilizar ingredientes de boa qualidade, pois os cogumelos absorvem com facilidade a gordura também.

Grelhado

A melhor forma de grelhar os cogumelos é na churrasqueira. E não dava para ser mais fácil: é só colocá-los lá e esperar dourar!

Assado

Preparar os cogumelos assados é a uma ótima maneira de cozinhá-los se você não quer cortá-los. Para isso, espalhe-os em uma assadeira, cubra com azeite de oliva e tempere como preferir: sal, pimenta-do-reino e alho são sempre bem-vindos. Leve para assar em forno preaquecido a 240º C até ficarem macios e dourados. Depois é só servir!

Ficou com vontade de provar cogumelos? Veja receitas incríveis com esses ingredientes no TudoGostoso e se inspire: risoto de shitake, salmão ao champignon, fettuccine ao molho de shitake e cogumelos paris, salada de cogumelos e outras delícias!

como cozinhar cogumelos

Espetinho de cogumelo grelhado

Recomendadas
Pela Web