Como acertar no ponto do macarrão

Com essas dicas do TudoGostoso, pode ter certeza de que seu macarrão ficará soltinho e saboroso!

Confira nessas dicas para um macarrão soltinho e saboroso.

Veja como fazer um macarrão soltinho e delicioso!

O macarrão é uma daquelas receitas básicas que você precisar saber fazer! Além de ser prática e permitir que você inove nos molhos, ela também é uma boa opção tanto para o cardápio de quem mora sozinho, tanto para quem quer fazer um almoço caprichado para a família!

Mas os detalhes fazem a diferença e até mesmo um simples macarrão pode desandar se a gente não ficar de olho em alguns pontos. A gente já te mostrou 5 mitos sobre o preparo do macarrão e, agora, vai te mostrar como fazer o macarrão perfeito. Afinal, ninguém quer comer um macarrão duro como uma pedra ou empapado do tipo unidos venceremos, né? Por isso, vem conferir essas dicas que o TudoGostoso trouxe pra você!

Panela velha grande é que faz comida boa

O macarrão precisa de espaço para poder cozinhar de maneira uniforme. Por isso, sem miséria no quesito tamanho da panela, ok? Procure utilizar panelas grandes — e principalmente altas —, que permitirão colocar uma maior quantidade de água. Aliás, a proporção ideal é de 1 litro de água para 100 gramas de massa.

Fique de olho na água

Quando a água começar a ferver, será o momento de adicionar a pitada do sal e o macarrão. Isso porque o sal, se colocado antes, demandará um maior tempo para a água ferver.  Ah! Não é necessário quebrar o macarrão caso não caiba na panela! A medida que a parte imersa cozinhar, o macarrão irá “escorrer” para dentro dela.

Sem óleo durante o cozimento

“Mas o quê?!” Pois é, se você tem esse velho hábito de acrescentar sal e óleo à água, saiba que não é necessário, pois a água, na proporção correta, dará conta do recado e impedirá que o macarrão grude. A menos que você esteja fazendo uma massa recheada, como o ravióli. Aí o óleo está liberado para garantir que fiquem fechadinhos.

Fique de olho na textura do macarrão para que ela não fique macia demais!

Fique atento ao tamanho da panela, à quantidade de água e à textura do macarrão.

Mexa o macarrão

Além da quantidade certa de água, mexer com o auxílio de um garfo também é a chave para o sucesso. O macarrão passa a “grudar” quando começa a cozinhar. Sendo assim, o garfo pode dar um jeitinho e separar os fios da massa e impedir que grudem até no fundo da panela. Por isso, mexa. Mexa sempre.

O famoso al dente

Sua massa não precisa estar 100% macia para estar boa. O famoso ponto al dente  é quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Por isso, experimente antes: pegue uma massa e corte-a, e se ainda estiver “branca” no meio, espere mais um tempinho. Quando estiver cozido por dentro, desligue o fogo antes que fique totalmente macio e escorra a água.

Molho na massa já

Se você for preparar um macarrão com molho caprichado, nossa dica de ouro é que você já deixe o molho pronto. Isso porque o macarrão pode perder qualidade, esfriar e grudar. Dessa forma, assim que o macarrão estiver cozido, é só colocá-lo direto na panela com o molho e misturar bem para que incorpore toda massa.

Fez muita massa? Tem solução

Se você errou na mão na hora de decidir a quantidade de macarrão, basta guardá-lo — ainda sem molho — na geladeira em um recipiente bem fechado. E, quando for utilizá-lo, passe-o rapidamente na água fervente e sirva com o molho que desejar.

Recomendadas
Pela Web