Bala de caramelo caseira: como fazer

Veja como preparar uma deliciosa bala de caramelo aqui no TudoGostoso!

Caramelo é muito bom, né? É ele que dá aquele toque perfeito aos nossos tão amados pudins. Fácil de fazer e muito versátil, ele fica incrível em receitas como bolo de banana, sorvete de caramelo,  frappuccino e muitos mais. A bala de caramelo também é um docinho maravilhoso, do qual adultos e crianças gostam. Que tal aprender a fazer essa delícia em casa? O TudoGostoso irá mostrar como é prático e bem rápido. Confira!

receita de bala de caramelo

Balas de caramelo embrulhadas em papel

Ingredientes da bala de caramelo

1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

1/2 lata de leite condensado

1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal

1/2 xícara (chá) de glucose de milho

1/2 colher (chá) de sal

como fazer bala de caramelo

Balas de caramelo em cubinhos ao lado de um potinho com calda de caramelo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Com ajuda de uma colher de pau ou de silicone, misture os ingredientes e continue mexendo até que o caramelo cozinhe.

É importante não parar de mexer para que ele não queime. 

Quando o caramelo chegar ao ponto de brigadeiro mole, cremoso e desgrudando do fundo da panela, desligue o fogo.

Unte uma forma com pouca manteiga sem sal (para a bala não pegar o gosto) e despeje o caramelo, passando uma espátula por cima para alisar. Se preferir os quadradinhos de caramelo mais gordinhos, utilize uma forma menor. Se preferir mais achatados, utilize uma forma maior.

Deixe esfriar por 2 horas, desenforme e corte em quadradinhos. Nada de armazenar as balas todas juntas, não, viu? Porque elas podem grudar umas nas outras! Para guardá-las, enrole os quadradinhos em papel celofane.

Essa receita é ótima para agradar a criançada, colocar dentro dos saquinhos surpresas nas festinhas infantis ou, se você está precisando de uma graninha extra, ela também é uma excelente receita para vender!

como fazer bala de caramelo

Balas de caramelo cortadas em quadradinhos

Agora, se você é fã mesmo da calda de caramelo, não deixe de acessar nosso blog e conferir nossa matéria de dicas para nunca mais errar no preparo da calda de pudim!

Recomendadas
Pela Web