Bacalhau espiritual: receita simples

Que tal aprender a fazer uma receita tradicional de bacalhau supersimples? Confira o modo de preparo do bacalhau espiritual!

Se tem um ingrediente que é sinônimo de comemoração para os brasileiros é o bacalhau. É comum fazermos receitas com esse peixe para a ceia de Ano-Novo, no Natal e no almoço de Páscoa. Nós já ensinamos diversas receitas como suflê de bacalhau e torta de bacalhau. Hoje, o TudoGostoso traz um receita curinga, prática, fácil de fazer e com ingredientes simples: bacalhau espiritual. Confira!

como fazer bacalhau espiritual

Travessa com bacalhau espiritual

Ingredientes do bacalhau espiritual

700 g de bacalhau

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

400 g de cenoura

600 g de batatas

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado

1 pão dormido molhado no leite

3 cebolas grandes picadas

4 colheres (sopa) de azeite

2 caixinhas de creme de leite

sal e pimenta-do-reino a gosto

2 litros de água fervente

receita de bacalhau espiritual

Prato decorado em vermelho com porção individual de bacalhau espiritual

Modo de preparo

Para qualquer receita com bacalhau, é importante realizar o processo de dessalgá-lo. Para isso, deixe-o de molho em água de um dia para o outro, mas troque a água pelo menos 3 vezes ao longo desse período.

No dia seguinte, cozinhe o bacalhau em água quente por 10 minutos. Cuidado para não cozinhar demais e fazer com que ele resseque! Em seguida, remova a pele e as espinhas e desfio-o. Reserve.

Coloque as batatas e as cenouras também para cozinhar. Você pode aproveitar a água em que o bacalhau ficou de molho para isso. É um ótimo truque para dar ainda mais gosto desse ingrediente tão delicioso à receita. Amasse as batatas e as cenouras, formando um purê. Reserve.

Aqueça uma panela com azeite e doure as cebolas e o alho. Acrescente o pão dormido amolecido no leite, o bacalhau desfiado, o purê de batata com cenoura e o creme de leite. Misture tudo e acerte o tempero: sal e pimenta-do-reino a gosto.

Despeje a mistura em um refratário e salpique o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido até que o queijo derreta e comece a borbulhar.

Está pronto o seu bacalhau espiritual! Ele combina superbem com arroz branco ou arroz de brócolis e legumes no vapor.

como fazer bacalhau espiritual

Forma de ferro com bacalhau espiritual gratinado

Recomendadas
Pela Web