Pratos com nomes de pessoas: conheça a origem do nome dessas 6 receitas

Confira receitas com nomes de pessoas e os motivos (curiosos!) para tanta homenagem!

O filé à Oswaldo Aranha recebeu o nome de seu maior fã, o ministro varguista Oswaldo Euclides de Sousa Aranha

O filé à Oswaldo Aranha recebeu o nome de seu maior fã, o ministro varguista Oswaldo Euclides de Sousa Aranha

Sabe aquela receita especial que só você prepara perfeitamente? Ou aquele prato que imediatamente te remete a alguém especial, que chega a dar vontade de mudar o nome da receita para o nome da pessoa? Então, várias receitas super famosas foram nomeadas em homenagem a celebridades, seus autores ou alguém especial. Quer conhecer algumas histórias curiosas? Vem com a gente e inspire-se com tanta criatividade e sabor!

O clássico Filé à Oswaldo Aranha e a política brasileira

Nascido em 1894 no Rio Grande do Sul, Oswaldo Euclides de Souza é quem dá o nome deste prato tão amado pelos brasileiros carnívoros. É que durante a década de 30, Oswaldo, ministro da era Vargas, pedia quase que diariamente um filé mal passado coberto com alho frito, com arroz, farofa e batatas em um restaurante. De tanto pedir o mesmo prato, o suculento bife foi apelidado de “Filé à Oswaldo Aranha” e o nome foi mantido ao longo do tempo.

Uma torta deliciosa e a bailarina Anna Pavlova

O famoso doce “Pavlova” foi nomeado graças à bailarina russa Anna Pavlova (1881 – 1931) que fazia uma turnê pela Austrália e Nova Zelândia. Delicado, o doce é preparado a partir de suspiro, chantili e frutas, formando uma delícia que agrada os olhos e paladar.

Nachos e seu inventor, Ignácio Anaya

Ignácio Anaya foi o chef responsável pelo clássico mexicano. Ele fez o prato pela primeira vez para um grupo de esposas de militares norte-americanos em 1943. O sucesso do prato aliado à criatividade de Ignácio fez com que a delícia levasse o apelido do maître, “Nacho“.

Prato de nachos deliciosos

Receita típica da culinária mexicana, os nachos receberam o nome de seu inventor

Filé à Wellington e as botas de um político inglês

Mais um político que inspirou o nome de receitas com carne. Dessa vez, o homenageado é Arthur Wellesley, general inglês e primeiro duque de Wellington, e suas botas na cor marrom (sempre muito bem lustradas). A semelhança entre os calçados de Arthur e a carne envolta em patê e masssa folhada deu origem ao nome da receita.

Maria sangrenta ou sanguinária?

Maria I da Inglaterra (1516 – 1558) mandou matar milhares de protestantes a fim de instaurar o catolicismo. Assim, em referência à cor vermelho-sangue da bebida, o chef francês Fernand Petiot, criou e nomeou a “Bloody Mary”, feita à base de suco de tomate e vodca, na louca Paris dos anos 1920.

Lamentamos, mas salada César não tem nada a ver com Roma

Apesar do que muitos acham, essa salada bastante popular não possui ligação com o famoso imperador romano Júlio César. O nome dela se deve ao chef César Cardini, dono de um restaurante em Tijuana, no México.
Gostou dessas curiosidades? Quer acrescentar alguma receita com nomes que homenageiam? Deixa aí nos comentários!

Recomendadas
Pela Web