Dicas de como montar um prato saudável

Ter cinco cores no prato é uma das dicas mais valiosas para se ter uma alimentação saudável. Confira outras!

Na hora de montar o seu prato, fique atento à quantidade das porções

A hora de montar o seu prato é superimportante se você está em busca de uma alimentação mais saudável. Pode parecer besteira, mas saber montar um prato completo é essencial para garantir os nutrientes necessários para o nosso organismo. Sabemos que é tentador encher o prato com 50% de batata frita no restaurante, mas vale a pena se conter um pouquinho e buscar alimentos mais saudáveis e nutritivos, pode apostar! Priorize o consumo de legumes, verduras, leguminosas e carnes magras. Quer saber mais? Vem conferir algumas dicas que vão te ajudar na hora de montar o seu prato!

Fique atento às porções

Um prato completo e saudável precisa ser bem equilibrado! Par isso, separe uma determinada quantidade de comida para cada grupo alimentar. Duas parte para a salada, uma parte para carboidratos e uma parte de proteínas, que fica à sua escolha, podendo ser animal ou vegetal.

Preste atenção aos grupos alimentares

Já sabemos que seu prato deve conter: carboidratos, proteínas, hortaliças e legumes. Vamos saber agora quais alimentos se encaixam nesses grupos:

O carboidrato pode ser uma porção de batata, arroz, batata doce, mandioca, massas etc. Dê preferência aos integrais, que contêm mais fibras!

As proteínas podem ser do tipo animal, que são ovos e carnes de todos os tipos. A proteína vegetal pode vir de diferentes tipos de feijão, grão-de-bico, lentilha, quinoa e outros.

Hortaliças e legumes podem ser representados por alface, brócolis, cenoura, beterraba, rúcula e muito mais. Use e abuse desse grupo!

prato saudável

Ter cinco cores no prato é uma ótima dica para um prato completo e saudável

Quanto mais colorido, melhor!

A famosa dica de ter sempre cinco cores no prato é verdade! Cada cor representa uma função diferente na sua alimentação e pode te ajudar a controlar a dieta. Isso se dá pois cada uma traz benefícios diferentes ao seu organismo e ajuda a transformar o seu prato numa refeição completa e nutritiva. Os alimentos verdes escuros, por exemplo, são riquíssimos em ferro e proteínas, e os vermelhos contêm poderosos antioxidantes.

Arroz com feijão: uma mistura brasileira que dá certo

O nosso querido arroz com feijão é a combinação perfeita para garantir energia e disposição para o dia a dia. E para quem acha que arroz com feijão engorda e não acrescenta nada ao prato, saiba que essa é uma das combinações mais ricas em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Um complementa o outro, o arroz é rico em vitaminas do complexo B e fibras, já o feijão é fonte de ferro, magnésio, fósforo, cálcio, cobre, potássio e proteínas.

 

Recomendadas
Pela Web