Aparas da carne: como reaproveitá-las de um modo delicioso

Um modo fácil e delicioso para reaproveitar as aparas da carne: veja como fazer caldo de carne caseiro!

Você comprou uma carne para fazer uma suculenta carne de panela, carne ao molho de cerveja ou um clássico e delicioso strogonoff de carne! É bem comum, na hora do preparo da carne, retirarmos alguns pedaços de gordura em excesso ou nervos que ainda possam estar nela. Mas se você tinha o costume de mandar esses pedacinhos direto para o lixo, o TudoGostoso veio te provar como essas aparas da carne podem ser reaproveitadas de um modo prático e delicioso. Afinal, aqui o desperdício é zero! Confira a seguir:

Excesso de gordura sendo retirado da carne

Excesso de gordura sendo retirado da carne

Como reaproveitar as aparas da carne

Ao cortar as gorduras e nervos da carne, coloque-as para congelar. Para isso, você pode guardá-las tanto em um pote de vidro limpo, seco e bem fechado, ou então envolver bem as aparas com um plástico-filme.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A ideia principal e ir juntando uma boa quantidade de aparas congeladas. E tudo isso porque elas serão reutilizadas para fazer um delicioso caldo de carne caseiro para temperar seus pratos!

Você já deve ter notado que muitas receitas no TudoGostoso contam com o caldo como um de seus ingredientes. Então nada melhor do que fazer seu próprio caldo que vai render que é uma beleza — e que você ainda vai poder temperar do seu jeitinho, né?

O melhor de tudo é que o caldo é superfácil de ser feito, sendo uma alternativa simples, prática a deliciosa de reutilizar essas sobras de carne que iriam para o lixo. Confira a receita a seguir!

Como reaproveitar as aparas da carne

Como reaproveitar as aparas da carne

Como fazer o caldo de carne

Ingredientes

500 g de aparas da carne
1 cenoura cortada em pedaços
1/2 cabeça de alho picada grosseiramente
1 cebola cortada grosseiramente
1 talo de salsinha
1 talo de salsão
2 folhas de louro
orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto
2 litros de água

Modo de preparo

Quando for fazer o caldo, coloque as aparas da carne para descongelar na geladeira.
Após descongelar, coloque as aparas em uma panela com azeite e refogue com os pedaços de cebola e alho.
Quando a carne já estiver levemente dourada e o fundo da panela apresentar uma borra formada pela carne, acrescente a cenoura, a salsinha, salsão, louro, sal, pimenta-do-reino e orégano, e misture tudo e dê uma leve refogada.
Logo em seguida, adicione a água e coloque em fogo baixo, deixando cozinhar por cerca de 1 hora e 30 minutos a 2 horas, ou até que a água reduza pela metade.
Após esse tempo, desligue o fogo e, com cuidado, coe a mistura da panela, colocando o caldo em um recipiente.
Agora é só deixar o caldo esfriar por completo! Se você perceber que se formou uma camada de gordura sobre o caldo, basta retirá-la com o auxílio de uma colher.
Quando já estiver frio, guarde o caldo em garrafas ou potes de vidro limpos e bem fechadas e guarde na geladeira, onde ele pode ficar por 1 semana.
Mas se rendeu bastante caldo, guarde o restante no congelador, pois ali ele irá durar até 2 meses!

Viu como é fácil? Depois dessa, você com certeza vai pensar duas vezes antes de jogar os excessos de gordura e dos nervos fora!

Caldo de carne sendo preparado

Caldo de carne sendo preparado

Recomendadas
Pela Web